Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcídio quer obras que solucionem as enchentes em MS

10 Mar 2011 - 17h48Por Assessoria Parlamentar

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília, está fazendo gestões junto ao governo federal para ajudar as prefeituras e o governo do estado a realizarem obras que solucionem definitivamente o problema das enchentes em Mato Grosso do Sul. O objetivo é conseguir recursos necessários a construção de casas para as famílias ribeirinhas, macrodrenagem para escoar a água da chuva na área urbana e obras localizadas, como a construção de um novo acesso a Aquidauana.

“Essa ajuda emergencial, com a entrega de cestas básicas, a antecipação de recursos dos programas sociais e a remoção das pessoas que tiveram suas casas inundadas ou atingidas por desmoronamentos, é fundamental para dar um mínimo de conforto às famílias que perderam tudo. Mas nós temos que, ao mesmo tempo, definir rapidamente os investimentos necessários a evitar que essa situação volte a se repetir. Vamos oferecer a quem mora na beira dos rios a alternativa de se mudar para um local mais seguro, com casa própria e infraestrutura de abastecimento d’água, rede de esgoto e energia. Fazer um projeto de macrodrenagem para os municípios e, se possível, substituir pontes antigas, de madeira, por outras mais modernas, de concreto. Recuperar, ruas, estradas, avenidas e dotá-las de um sistema de drenagem eficiente. Para isso é fundamental essa união dos prefeitos, o governo do estado e todos os nossos deputados e senadores. Eu não tenho dúvida de que, juntos, vamos mostrar ao governo federal as nossas necessidades e a presidente Dilma não vai nos faltar, liberando os recursos”, afirmou o parlamentar em entrevista concedida nesta quinta-feira, 10 de março, ao programa Noticidade, da Rede MS de Rádio.

Delcídio, que durante o carnaval foi ver de perto os estragos causados pela chuva que cai desde o início do mês em Corumbá, conversou com os prefeitos de Aquidauana, Coxim e Ribas do Rio Pardo para saber as necessidades de cada município.

“O prefeito Fauzi (Aquidauana) tem um projeto amplo. A idéia é liberar agora recursos para construiu 42 casas e depois mais 200 depois. São obras perenes, que virão para ficar, exatamente como estamos planejando para Corumbá, cujo projeto já está pronto e prevê investimentos de R$ 30 milhões em drenagem, tanto na parte alta da cidade quanto nos bairros próximos ao Rio Paraguai. Conversei com o Douglas (Anastácio), a Dinalva (Coxim) e o Roberson (Ribas do Rio Pardo) e a opinião é unânime. Primeiro o socorro de emergência e depois as obras para evitar que os problemas se repitam. Ninguém agüenta mais solução meia sola”, advertiu o coordenador da bancada.

Ministro - O senador conversou por telefone com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, que nesta sexta-feira, 11, desembarca em Campo Grande para se reunir com o governador André Puccinelli, secretários estaduais, a Defesa Civil e os prefeitos, além de visitar também algumas áreas atingidas.

“O ministro me disse que a determinação da presidente Dilma é expressa. Vá ao Mato Grosso do Sul, atenda o que for preciso em caráter emergencial, mas discuta soluções definitivas. Vamos esperar o levantamento completo dos prejuízos, que está sendo feito pela Defesa Civil, e aí então montar um planejamento com previsão de recursos para atender os municípios. As lideranças agiram rapidamente. Esse é o caminho”, afirmou Delcídio.

O senador foi o relator da Medida Provisória aprovada no final do ano passado pelo Congresso Nacional, que acelerou o processo de liberação de recursos para as áreas atingidas por desastres naturais.

“Essa MP facilitou muito o trabalho dos governos estaduais e das prefeituras. Caracterizada a situação de emergência, é elaborar os projetos e correr atrás do dinheiro em Brasília”, explicou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul