Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcídio falará sobre o Pré-sal nesta sexta-feira na UFGD

4 Nov 2009 - 10h23Por Conjuntura

O Senador Delcídio do Amaral (PT/MS), vai ministrar uma palestra na próxima sexta-feira, dia 06 de novembro, às 20h, no auditório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unidade 1.

O tema abordado será o Pré-Sal e o desenvolvimento da ciência e tecnologia que, aliás, está sendo debatido em várias universidades públicas federais do país, com foco para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da proposta.

Na semana passada, por exemplo, a UFPI (Universidade Federal do Piauí) recebeu representantes da Petrobrás que falaram da importância da Geoquímica Orgânica na Prospecção de Petróleo e a contribuição esperada para o desenvolvimento científico e na criação de soluções tecnológicas relacionadas à exploração de petróleo.

Essa será a primeira abordagem do Senador Delcídio sobre o Pré-Sal dentro do âmbito universitário. Ele, que já foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás, também abordou o assunto durante um seminário sobre as perspectivas energéticas em Mato Grosso do Sul na Uniderp, em Campo Grande.

Para o reitor da UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias, é fundamental que o assunto seja abordado dentro da comunidade acadêmica pela sua importância mundial, nacional e regional e também pelas pesquisas desenvolvidas nessa área e sua contribuição na sociedade.

O Pré-Sal

Nas camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro. Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas.

As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API.

O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina dágua e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.

Nestes casos, foram a ousadia e o trabalho envolvendo geração de novas tecnologias de exploração, desenvolvidas pela Petrobrás, que acabaram sendo copiadas ou adaptadas e vêem sendo utilizadas por multinacionais para procurar petróleo em camadas do tipo pré-sal em formações geológicas parecidas em outros locais do mundo.

Algumas das multinacionais petrolíferas que estão procurando petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo, aprenderam diretamente com a Petrobrás, nos campos em que exploram como sócias da Petrobrás no Brasil. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS