Menu
SADER_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Delcidio e autoridades discutem com ANTT implantação de ferrovia em MS

28 Out 2009 - 17h35Por Fátima News, com Assessoria

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), acompanhado dos secretários estaduais de Obras, Edson Girotto, e Meio Ambiente, Carlos Alberto Menezes, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 28 de outubro, com o diretor da Agência Nacional de Transportes e Trânsito, Bernardo Figueiredo, para dar sequência às negociações que visam encontrar uma solução definitiva para recuperar a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. No encontro , realizado na sede da ANTT, em Brasília, foi discutida  a construção de um novo ramal ligando Porto Murtinho à ferrovia Norte-Sul, que seria uma nova alternativa para escoar a produção agropecuária, mineral e metalúrgica do estado.

 

 

“Estamos dando continuidade às tratativas para recuperar a ferrovia, especialmente no trecho Miranda-Corumbá, das quais também participa o deputado estadual Paulo Duarte (PT). O objetivo é estabelecer uma malha ferroviária compatível com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Vamos integrar o estado a um plano maior, que vem sendo desenvolvido pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil) e a ANTT, para consolidar, de uma vez por todas , o modal ferroviário no Brasil. A idéia é implantar uma ferrovia com bitola de 1,6 m ligando Porto Murtinho à Panorama (SP), onde chegará um prolongamento da ferrovia Norte-Sul, que nasce em Açailândia, no Maranhão. Através da conexão com outros ramais, pode-se chegar até Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A partir da Norte-Sul, pode-se conectar também com a Ferronorte e a Transnordestina. Com isso, no futuro, a produção do estado poderá chegar de balsa, via Rio Paraguai, ou de caminhão, pela BR 267, até Porto Murtinho, e de lá, por trem, ser escoada por portos importantes de todoo  país”, explicou Delcídio. No encontro com a direção da ANTT foi discutida também a possibilidade de outra empresa assumir a operação da malha ferroviária que hoje está sob a responsabilidade da América Latina Logística-ALL.

 

 

Delcídio anunciou que na manhã do dia 20 de novembro será realizada uma audiência pública em Corumbá para tratar da recuperação do trecho Miranda-Corumbá, com ênfase no equacionamento definitivo na questão do transporte de passageiros. À tarde, no mesmo dia, acontecerá uma reunião na sede da Federação das Indústrias, em Campo Grande , onde dirigentes da ANTT, parlamentares, autoridades estaduais e empresários darão continuidade às discussões sobre a implantação da nova ferrovia.

 

 

 

O diretor da ANTT considera “inimaginável” que Mato Grosso do Sul não tenha um sistema de logística eficiente para a colocação de sua produção nos mercados interno e externo.

 

 

“O resgate da atual ferrovia e a ampliação da malha ferroviária é fundamental para Mato Grosso do Sul e o Brasil porque o estado é um grande centro produtor e não dispõe de uma logística eficiente para colocação de seus produtos no mercado. Esse encaminhamento que estamos dando sinaliza um plano de trabalho para a construção de uma logística de primeiro mundo em Mato Grosso do Sul.”

 

 

 

O secretário Edson Girotto disse que a ação integrada do governo do estado com o senador Delcídio e a ANTT busca a criação de um sistema ferroviário que proporcione resultados concretos para o turismo e o transporte de cargas.

 

 

“O governador André Puccinelli deixou claro que sem o desenvolvimento desses modais de transporte Mato Grosso do Sul não conseguirá crescer, pelo menos nos níveis exigidos pela população. No dia 20 estaremos em Corumbá e Campo Grande para discutir essa ação de governo e encaminhar , conjuntamente, as soluções”, garantiu Girotto.

 

 

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL