Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcidio e autoridades discutem com ANTT implantação de ferrovia em MS

28 Out 2009 - 17h35Por Fátima News, com Assessoria

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), acompanhado dos secretários estaduais de Obras, Edson Girotto, e Meio Ambiente, Carlos Alberto Menezes, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 28 de outubro, com o diretor da Agência Nacional de Transportes e Trânsito, Bernardo Figueiredo, para dar sequência às negociações que visam encontrar uma solução definitiva para recuperar a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. No encontro , realizado na sede da ANTT, em Brasília, foi discutida  a construção de um novo ramal ligando Porto Murtinho à ferrovia Norte-Sul, que seria uma nova alternativa para escoar a produção agropecuária, mineral e metalúrgica do estado.

 

 

“Estamos dando continuidade às tratativas para recuperar a ferrovia, especialmente no trecho Miranda-Corumbá, das quais também participa o deputado estadual Paulo Duarte (PT). O objetivo é estabelecer uma malha ferroviária compatível com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Vamos integrar o estado a um plano maior, que vem sendo desenvolvido pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil) e a ANTT, para consolidar, de uma vez por todas , o modal ferroviário no Brasil. A idéia é implantar uma ferrovia com bitola de 1,6 m ligando Porto Murtinho à Panorama (SP), onde chegará um prolongamento da ferrovia Norte-Sul, que nasce em Açailândia, no Maranhão. Através da conexão com outros ramais, pode-se chegar até Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A partir da Norte-Sul, pode-se conectar também com a Ferronorte e a Transnordestina. Com isso, no futuro, a produção do estado poderá chegar de balsa, via Rio Paraguai, ou de caminhão, pela BR 267, até Porto Murtinho, e de lá, por trem, ser escoada por portos importantes de todoo  país”, explicou Delcídio. No encontro com a direção da ANTT foi discutida também a possibilidade de outra empresa assumir a operação da malha ferroviária que hoje está sob a responsabilidade da América Latina Logística-ALL.

 

 

Delcídio anunciou que na manhã do dia 20 de novembro será realizada uma audiência pública em Corumbá para tratar da recuperação do trecho Miranda-Corumbá, com ênfase no equacionamento definitivo na questão do transporte de passageiros. À tarde, no mesmo dia, acontecerá uma reunião na sede da Federação das Indústrias, em Campo Grande , onde dirigentes da ANTT, parlamentares, autoridades estaduais e empresários darão continuidade às discussões sobre a implantação da nova ferrovia.

 

 

 

O diretor da ANTT considera “inimaginável” que Mato Grosso do Sul não tenha um sistema de logística eficiente para a colocação de sua produção nos mercados interno e externo.

 

 

“O resgate da atual ferrovia e a ampliação da malha ferroviária é fundamental para Mato Grosso do Sul e o Brasil porque o estado é um grande centro produtor e não dispõe de uma logística eficiente para colocação de seus produtos no mercado. Esse encaminhamento que estamos dando sinaliza um plano de trabalho para a construção de uma logística de primeiro mundo em Mato Grosso do Sul.”

 

 

 

O secretário Edson Girotto disse que a ação integrada do governo do estado com o senador Delcídio e a ANTT busca a criação de um sistema ferroviário que proporcione resultados concretos para o turismo e o transporte de cargas.

 

 

“O governador André Puccinelli deixou claro que sem o desenvolvimento desses modais de transporte Mato Grosso do Sul não conseguirá crescer, pelo menos nos níveis exigidos pela população. No dia 20 estaremos em Corumbá e Campo Grande para discutir essa ação de governo e encaminhar , conjuntamente, as soluções”, garantiu Girotto.

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho