Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Delcídio do Amaral defende fim da reeleição

3 Ago 2006 - 17h00

O candidato da coligação Um Novo Avanço para Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral, disse nesta quinta-feira que é a favor da emenda constitucional, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que acaba com a reeleição para cargos no Executivo.

         - Desde que entrei na vida pública defendo o mandato de 5 anos para prefeitos, governadores e o presidente da república. Aliás, já manifestei essa opinião em várias entrevistas.  Fiz toda a minha carreira na iniciativa privada e constatei que, nas grandes empresas, um executivo rende muito bem por um período de 5 anos. Depois, vem o que chamamos de “fadiga de material” e a administração precisa ser renovada, com idéias arejadas, para que a empresa continue crescendo e se desenvolvendo – disse Delcídio.

         Para o candidato, a reeleição no Brasil não deu certo.

         - Tentou-se copiar o modelo americano, com o mandato de 4 anos e a possibilidade de concorrer a mais quatro. O problema é que aqui, pelas características das relações políticas brasileiras, esse modelo acabou sendo destorcido. O que a gente vê é que o membro do executivo governa dois anos e passa os outros dois se preocupando com a reeleição. Quem perde com isso é o povo – afirmou Delcídio.

         O candidato concorda com a opinião do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello, para quem o fim da reeleição permite a igualdade de condições entre os candidatos e é um instrumento de combate ao abuso do poder econômico.

         - A análise do presidente do TSE é correta. A legislação eleitoral evoluiu  nos últimos meses, até por conta dos escândalos que o país assistiu desde o início do ano passado. Proibiu-se os showmícios, a distribuição de brindes, e a propaganda em out door, mas temos que  avançar no sentido de fortalecer o processo democrático, inibindo a ação daqueles que acham que eleição se ganha com dinheiro e não com trabalho prestado, com  propostas que venham ao encontro dos anseios da população. É preciso , antes de tudo, ter boas idéias, capacidade de colocá-las em execução e muita disposição para gastar sola de sapato e debater essas idéias com os diferentes setores da sociedade – defendeu Delcídio.

 

 

 

 

Fátima News

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)