Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de julho de 2021
Busca
Brasil

Delcídio diz que usina de Caarapó associa desenvolvimento

23 Set 2010 - 12h50Por Assessoria

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) afirma que a usina de açúcar eálcool do Grupo Cosan, além de ser mais um exemplo da diversificação daeconomia, marca o ingresso de Mato Grosso do Sul em uma nova tendência daeconomia mundial, com prioridade para a produção de energia de formasustentável, sem prejuízos ao meio ambiente. “A usina é de alta tecnologia e trabalha em uma área que está crescendomuito em várias partes do mundo, a produção de energia a partir dabiomassa.  

Com isso, o nosso estado inicia um processo de industrializaçãomoderno, associando desenvolvimento econômico com sustentabilidade, que éo que toda sociedade deseja”, disse Delcídio, durante a inauguração daindústria, quarta-feira, no município de Caarapó. Com investimento de R$530 milhões, o empreendimento gera aproximadamente 2.100 empregos diretose indiretos. A capacidade instalada da nova usina permitirá o processamento de 2,5milhões de toneladas de cana, com a produção de 90 milhões de litros deetanol e 185 mil toneladas de açúcar por safra.  

Ela fará a co-geração deenergia elétrica a partir do bagaço e da palha da cana, com capacidadeatual instalada de 76 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 500 milhabitantes. De acordo com Delcídio, além de reforçar a diversificação da baseeconômica de Mato Grosso do Sul, a usina de Caarapó, que entra em operaçãocom um contrato bilateral de venda de energia e comercialização previstade 143 mil MWh anuais, fará de Mato Grosso do Sul um grande exportador deenergia. 

 “Dos 76 megawatts gerados pela usina, aproximadamente 30 MW vão para oconsumo interno e o restante é destinado ao sistema interligadobrasileiro. Quando todas as etapas de implantação da indústria tiveremsido cumpridas será feita a moagem de 6 milhões de toneladas de cana, oque nos permitirá lançar quase 100 MW no sistema. Ou seja, haverá umainversão da realidade que existia no estado há até bem pouco tempo. Deimportador, estamos nos tornando um grande exportador de energia limpa, aenergia da biomassa”, explicou o senador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros