Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcidio defende legislação que estimule a adoção

4 Jun 2010 - 15h27Por Fátima News com Assessoria

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) manifestou na noite desta quinta-feira, 3 de junho, apoio a Frente Parlamentar da Adoção, para arregimentar, no Congresso, um número cada vez maior de deputados e senadores comprometidos com a elaboração de leis que não só facilitem os processos de adoção, mas que também estimulem as pessoas a adotarem crianças que vivem em abrigos, sem o carinho e a proteção da família.

“Em novembro do ano passado entrou em vigor a Lei nº 12.010 que aprovamos no Congresso, com conquistas significativas para a adoção no Brasil, entre elas o estabelecimento do limite máximo de dois anos para que a criança permaneça em abrigos. Mas é preciso avançar mais. Criar, como a própria Lei prevê, no Art. 34, mecanismos que permitam ao poder publico estimular, por meio de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, o acolhimento de crianças ou adolescentes afastados do convívio familiar, desde que tomados os cuidados necessários a evitar que os adotados sofram com pais despreparados. Todo mundo sabe que nada substitui a família. Por melhor que seja a instituição e o trabalho imprescindível, abnegado e, e na maioria das vezes, voluntário de seus colaboradores, a criança precisa do carinho e da segurança transmitida pelos pais, da convivência com irmãos, avós, tios, primos e amigos, do contato direto e permanente com a comunidade, até para que ela entenda, desde cedo, como é viver em sociedade em um mundo cada vez mais competitivo e exigente”, afirmou o senador, durante o XV Encontro Nacional de Apoio a Adoção-ENAPA.

O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude-ABRAMINJ, o Grupo de Apoio e Estudo a Adoção Vida e o Grupo de Apoio a Adoção Manjedoura, no Centro de Convenções Rubem Gil de Camillo, em Campo Grande. Ao todo, 950 juízes, defensores públicos, promotores de justiça, advogados, membros de grupos de apoio à adoção, dirigentes de ONGs, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e advogados de todo o país, discutem formas de evitar casos em que a criança adotada se torne vítima de pais despreparados. Eles também pretendem apontar soluções para diminuir o tempo de espera das crianças nos abrigos, sem correr o risco de que elas sofram com famílias que não estão preparadas para a adoção. O ENAPA avalia ainda aspectos do processo de adoção, suscitando uma reflexão de todas as partes envolvidas - família biológica, família adotiva, família pretendente à adoção, sistema judiciário, profissionais e agentes que atuam nos abrigos, instituições de ensino e órgãos responsáveis pelas políticas públicas de crianças e adolescentes que sonham com uma família.

Atualmente existem no país cerca de 100 Grupos de Apoio à Adoção. Em Mato Grosso do Sul são dois : o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEAAV), fundado em Campo Grande em 2008, e o outro em Coxim, o Grupo de Apoio a Adoção Manjedoura-GAAM, que funciona desde 2002. Ambos investem na luta pela desinstitucionalização das crianças abrigadas.

“O trabalho dessas entidades é digno de elogios. Graças a atuação do GAAM, em Coxim ,hoje, praticamente, não existe nenhuma criança em abrigo aguardando adoção. Todas são encaminhadas a uma família. A experiência de Coxim serve de exemplo não só para Mato Grosso do Sul mas a todo Brasil”, afirma o senador. Delcídio participou do encontro a convite do presidente da ABRAMINJ, desembargador Joenildo de Souza Chaves.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho