Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Delcídio assume presidência da CAE na semana que vem

2 Fev 2011 - 17h43Por

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai assumir definitivamente na semana que vem a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, uma das mais importantes do Congresso Nacional. Atualmente o parlamentar sul-mato-grossense é vice-presidente da CAE e exerce interinamente a presidência em função do afastamento do senador Garibaldi Alves Filho, que assumiu o Ministério da Previdência.

A indicação de Delcídio foi confirmada, por unanimidade, durante reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado, realizada na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro. O senador assegura que a função lhe permitirá ajudar ainda mais Mato Grosso do Sul.

“A Comissão de Assuntos Econômicos e a Comissão de Constituição e Justiça são as duas principais comissões do Senado. Pelo critério da proporcionalidade, a Comissão de Constituição e Justiça ficou com o PMDB e a CAE com o PT. É uma comissão  muito importante porque ela discute aquilo que diz respeito a macro economia do País, com impacto direto nos estados e nos municípios.Tendo assento na presidência, vou participar dos principais debates nacionais – a reforma tributária que a presidente Dilma vai encaminhar ao Congresso, a discussão dos royalties do pré-sal – de fundamental relevância, principalmente para a arrecadação de MS -  os empréstimos para os estados, municípios,  os  debates nas audiências públicas com o Banco Centra e, também,  ao longo desse ano, das discussões dos projetos relacionados à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Portanto, eu não tenho dúvida nenhuma que essa é uma posição estratégica não só no meu mandato, mas também para o nosso estado”, avalia Delcídio.

O senador afirma que a CAE terá papel fundamental na definição dos critérios de partilha dos royalties do pré-sal.

“Há uma consciência do Governo Federal de que o pré-sal não pode beneficiar somente os estados do litoral brasileiro, mais especificamente Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O pré-sal é uma riqueza do Brasil. Nós vamos elaborar um projeto para beneficiar todos as unidades da federação, inclusive Mato Grosso do Sul . Os recursos arrecadados com a venda do óleo do pré-sal vão ser aplicados em vários setores importantes como ciência, tecnologia, pesquisa e educação. Temos que aproveitar para promover o desenvolvimento do País”, diz Delcídio.

Copa do Mundo -De acordo com o projeto de resolução 44/2010,  aprovado pelo Senado  em 31 de agosto do ano passado, o Brasil vai investir mais de R$ 1,5 bilhão na realização da Copa do Mundo de 2014, nos Jogos Olímpicos e nas Paraolimpíadas de 2016. Pela proposta, os estados que sediarão as competições poderão contratar financiamento para executar a infraestrutura necessária a esses eventos. Um total de R$ 332 milhões será aplicado somente na segurança pública, nos estádios que receberão os jogos, no controle do acesso e no monitoramento de público.


 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa
 FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Ricardo dos Santos, pai do Jacaré, Pax Oliveira informa sobre velório