Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Definido público que acessará Pronaf A e AC no MS

11 Nov 2009 - 08h24Por Diário MS
O Gerea (Grupo Estadual de Execução de Políticas Agrícolas para Reforma Agrária) no Mato Grosso do Sul se reúne hoje, às 14h, no auditório do Incra/MS. O encontro servirá para apresentação, debate e aprovação da demanda potencial (público-alvo) e qualificada (público já atendido por créditos da reforma agrária) do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) - modalidades A e AC – para 2010. São esses números que nortearão o volume de crédito disponível para essas linhas no próximo ano.
As linhas A e AC do Pronaf são voltados a assentados da reforma agrária, agricultores que tiveram a atividade produtiva interrompida pela construção de barragens e beneficiários do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Gera é presidido no Mato Grosso do Sul pelo delegado do MDA, Celso Arruda, e tem como membros representantes do Incra/MS, da Unidade Técnica Estadual – responsável pela execução do Programa Nacional do Crédito Fundiário no estado -, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

ENCAMINHAMENTOS

Os números aprovados pelo Gera serão encaminhados ao Gara (Grupo Nacional de Articulação de Políticas para Reforma Agrária), que é presidido pelo Incra/MS e tem como componentes representantes da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), SDT/MDA e Conab.
Uma das atribuições do Gara é encaminhar, até 15 de novembro, os números aprovados pelo Gera ao MDA, à Secretaria do Tesouro Nacional e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O objetivo é auxiliar na previsão orçamentária dos fundos constitucionais, do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e do próprio orçamento geral da união, que são financiadores do Pronaf.
Na Safra 2007/2008, por exemplo, foram acessados mais de R$ 9,7 milhões nas modalidades A e AC. Até 30 de junho deste ano, período em que foi encerrado o ano safra 2008/2009, foram financiados mais de R$ 10,1 milhões nessas duas linhas.
De acordo com o consultor do Pronaf no Mato Grosso do Sul, Rene Luiz Coimbra Ferreira, o montante de recurso destinado ao Pronaf A e AC na safra 2009/2010 tende a crescer, conforme os aumentos verificados nas duas últimas safras.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS