Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Deficiência auditiva acomete 70% dos idosos no Brasil

27 Set 2006 - 14h00
Pesquisas científicas recentes demonstram que a deficiência auditiva acomete em torno de 70 % dos idosos (pelo menos 10 milhões de pessoas) em nosso País. Os dados são da Sociedade Brasileira de Otologia que lança hoje (27 de setembro) a Campanha Nacional da Saúde Auditiva, com o foco para a terceira idade.

As necessidades específicas de reabilitação auditiva já estão se tornando uma questão de saúde pública, explica o presidente da Sociedade, Dr. Luiz Carlos Alves de Souza. Ele diz que a surdez no idoso constitui-se em um dos mais importantes fatores de desagregação social e por isso a segunda edição da Campanha será para a saúde auditiva após os 65 anos de idade, que interfere diretamente na qualidade de vida dessas pessoas.

Em Dourados, a Campanha será realizada em novembro, na praça Antônio João, com data ainda a ser definida. Segundo a coordenadora da Campanha, Fonoaudióloga Simone Espinosa, a idéia é fazer com que idosos e familiares participem desse processo de conscientização para que os efeitos negativos da deficiência auditiva sejam cada vez menores.

Ela explica que assim como há o envelhecimento da visão, com a idade, a pessoa passa também a ouvir menos. "É natural usarmos óculos para poder amplificar as imagens. Também é natural usarmos os aparelhos de amplificação sonora ou outros equipamentos auxiliares para a audição, sem nenhum preconceito, como forma de minimizar os efeitos falta de audição".

De todas as privações sensoriais, a perda auditiva é a que produz efeito mais devastador no processo de comunicação do idoso, sem contar que muitas vezes a deficiência auditiva pode ser acompanhada de um zumbido que compromete ainda mais o bem estar do indivíduo. Em alguns casos, por ação de agentes agravantes como a exposição a ruídos, diabetes, uso de medicação tóxica para os ouvidos ou herança genética, a diminuição da audição na terceira idade torna-se extremamente comprometedora.

A Fonoaudióloga lembra que uma importante barreira social precisa ser transposta, definitivamente, para melhorar a qualidade de vida do deficiente auditivo. "Há um preconceito muito grande em relação ao uso dos aparelhos auditivos e falta informação sobre os avanços tecnológicos na área. As pessoas têm que estar conscientes de que o uso do aparelho não diminui ninguém. A audição é muito importante nas nossas relações, não só familiares, mas sociais e profissionais. A perda da audição muda o perfil psicológico do indivíduo".

É muito comum aos familiares descreverem o idoso portador de deficiência auditiva como confuso, desorientado, distraído, não comunicativo, não colaborador, zangado, velho e, injustamente, senil, no sentido degenerativo da palavra. A Sociedade Brasileira de Otologia alerta que o aumento da pressão imposta para ser bem sucedido na compreensão da mensagem gera ansiedade e aumenta a probabilidade de falhar nesta tarefa.
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados