Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 27 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Decisão judicial fecha bingos em Teresina

23 Abr 2007 - 15h49

 

O juiz Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública no Piauí, concedeu nesta segunda-feira liminar determinando a imediata suspensão do funcionamento de todas as casas de bingos em Teresina. Cinco horas após a decisão do juiz, as polícias Civil e Federal lacraram as máquinas e fecharam os estabelecimentos que atuavam com bingos no centro de Teresina.

Pela decisão, o juiz autorizou o fechamento dos Bingos Therezina (R.L. Eventos e Promoções Ltda), que funciona na Frei Serafim, principal avenida da cidade, além das casas Royale e SC Investimentos Ltda. Na sentença, o juiz Sebastião Ribeiro Martins também suspendeu os atos administrativos da Loteria do Piauí que autorizou o funcionamento dos bingos e os videobingos.

"Existe uma lei estadual de 9 de junho de 2003 e um decreto governamental (nº 11.106) de 2003, que autorizavam o funcionamento. Como o Estado não pode legislar sobre bingo, apenas a União, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), então os bingos continuam sendo uma contravenção penal", afirmou Sebastião Ribeiro Martins.

A decisão do juiz cumpre um pedido do promotor de Justiça, Hugo de Sousa Cardoso, que ingressou com uma ação cautelar pedindo o fechamento dos bingos, com base no entendimento do STF, que considerou ilegal o jogo do bicho, os videobingos, os caça-níqueis, as máquinas de bingos eletrônicos e similares.

Segundo o juiz, a decisão é "uma medida moralizadora dessas atividades ilegais, cuja decisão contribui para o fortalecimento da Operação Furacão e restabelece o império da lei e da ordem pública".

A Operação Furacão investiga a venda de sentenças para favorecer a máfia de jogos. A megaoperação da Polícia Federal atingiu magistrados, bicheiros, policiais, empresários, advogados e organizadores do Carnaval do Rio. Eles são acusados de praticar os crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Durante o fechamento do Bingo Royale, na praça Pedro II, no centro de Teresina, mais de 50 funcionários foram proibidos de entrar no estabelecimento. Alguns choravam e reclamavam pela perda do emprego.

A delegada geral da Polícia Civil, Hildeth Evangelista, informou que a decisão atinge também o Tenta Ganha, uma espécie de videobingo que é transmitido aos domingos pela TV Meio Norte, afiliada da Band no Piauí. Hildeth disse que durante o fechamento dos bingos não houve resistência e por isso não foi registrada nenhuma prisão. Os donos dos estabelecimentos não concederam entrevista, mas eles vão recorrer da decisão.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Saúde MS
Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Evento
Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
Motociclista morre em batida frontal com caminhonete
Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Mais Lidas

Neto Coelho morre durante a Driver Cup 2025 após acidente em pista molhada. Em 2024, venceu provas de 1 e 2 milhas atingindo 341 km/h. - (Foto: arquivo pessoal)TRAGÉDIA
Pecuarista morre em acidente durante prova de velocidade
PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
LUTO JATEI
Jateí se despede do locutor Luciano Dias Santana
Policial
Carcaças de onças são achadas em fazenda e polícia autua caçador
Policial
Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS