Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 8 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

De 900 inscritos, apenas 117 passaram no Exame da OAB

2 Mai 2007 - 04h54
Dos pouco mais de 900 candidatos que realizaram a prova escrita do primeiro Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, apenas 117 foram aprovados, conforme resultado divulgado nesta segunda-feira (30 de abril) pelo Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). Isso significa que o índice de aprovação no exame ficou em torno de 13%, um número visto com preocupação pelo advogado Fábio Trad, presidente da OAB/MS.

“É um índice surpreendentemente baixo”, sustentou, ressaltando existirem várias causas para a baixa aprovação – que se repetiu nos últimos anos não apenas no Estado, mas nacionalmente. “Há uma série de fatores, mas com certeza o menor deles é a dificuldade da prova. O exame vem sendo aprimorado, e a Cespe já recebeu orientações para não fazer ‘pegadinhas’ ou utilizar questões de memorização, o que vem sendo feito”, explicou.

Na mesma linha, o presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB/MS, Alexandre Bastos, considera que o desempenho dos bacharéis em Direito na prova preocupa toda a comunidade jurídica. “É uma preocupação ver o investimento do aluno durante cinco anos na faculdade e, na hora do exame, ver que não é o que esperava”. Apesar da constatação, Bastos defendeu o rigor do exame, comparando-o a outras provas para ingresso na carreira jurídica.

“É valor inverso achar que, para ser advogado, o bacharel deve estar menos preparado do que para ser juiz ou delegado. O exame é rigoroso, da mesma categoria que se faz para o exame de ingresso na magistratura ou no Ministério Público”, argumentou o presidente da comissão. “E nunca vi reclamações de que as provas para juiz ou do MPE são difíceis”. Bastos defende que o advogado deve estar tão preparado quanto os profissionais de outras carreiras da área, “uma vez que ele vai ser o responsável por defender o cidadão na Justiça”.

Até o final desta semana, a OAB/MS espera divulgar uma análise detalhada do desempenho dos bacharéis sul-mato-grossenses no Exame da Ordem, incluindo a instituição de ensino dos candidatos e um comparativo com outros Estados que aplicaram a prova. Neste ano, 18 Estados – incluindo Mato Grosso do Sul – fizeram a mesma prova, aplicada pela Cespe.

“A OAB irá continuar com seu projeto de unificação educacional para tentar nivelar o acesso à advocacia”, sustentou Fábio Trad, ressaltando que o projeto da OAB nacional, que começou com a unificação dos exames em 11 Estados, não será tolhido por conta dos maus resultados em Mato Grosso do Sul.
 
 
 
 
Campo Grande News

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Desabamento de prédio mata três pessoas em Alagoas
Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ
Piracema: começa período de pesca proibida em MS, e estoques de pescados devem ser informados
Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio. Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)/@baudorio
Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio; veja vídeo
'Eu falhei': Mãe lamenta morte de filho único em acidente com carreta na BR-163

Mais Lidas

ACIDENTE GRAVE
Jovem é socorrido em estado grave após acidente de moto (vídeo)
Policial
Jovem de 20 anos é vítima fatal de atropelamento ao tentar atravessar a BR-163
FEMINICÍDIO
Mulher foi assassinada horas depois de assumir namoro nas redes sociais
Esporte
Tragédia em campo: jogador peruano morre após ser atingido por raio em partida (vídeo) cenas fortes
Saúde
Cabeleireira que mobilizou doações de sangue morre