Menu
SADER_FULL
terça, 27 de julho de 2021
Busca
FÁTIMA DO SUL 47 ANOS

Da memória á História: O dia 09 de julho para Fátima do Sul

9 Jul 2010 - 05h20

DA MEMÓRIA À HISTÓRIA: O DIA 09 DE JULHO PARA FÁTIMA DO SUL

 

 

Ana Paula Menezes

                                           

 

Imortalizado na memória popular, o dia 09 de Julho possui profundo significado para Fátima do Sul. Nele comemora-se o aniversário da cidade “Favo de Mel” – alcunha carinhosa pela qual ficou conhecida. Neste ano de 2010 a cidade comemora 47 anos de emancipação. O que poucos sabem é que a data desta, não é o dia 09 de Julho e sim o dia 11 de Dezembro.

 

 

Isto mesmo, 11 de Dezembro de 1963 ocorreu a emancipação de Vila Brasil, por meio da Lei nº 2057 assinada pelo governador de Mato Grosso na época - Fernando Corrêa da Costa. Vila Brasil foi um dos primeiros nomes que recebeu o atual município.

 

 

Fátima do Sul surgiu de um povoado originado do núcleo colonizador da CAND – a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, implantada no antigo sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) no âmbito do projeto estadonovista da Marcha para Oeste. O episódio da fundação é bastante rememorado na memória coletiva da localidade. Segundo relatos de ex-colonos e autores da região, a fundação teria se efetivado por meio de uma invasão ocorrida no ano de 1954, na qual os colonos, cansados de esperar a demarcação oficial e sem autorização da administração, invadiram a margem direita do rio Dourados colonizando e demarcando lotes por conta própria (cf. CAPILÈ, 2000).

 

 

Contam as fontes que a tal invasão teria ocorrido no dia 09 de Julho, em plena madrugada. Eis o motivo da data tão especial em detrimento daquela oficial de 11 de Dezembro, onde se legitimou o que os colonos conquistaram por meio de tão árduo trabalho. A data de fundação é comemorada com grande pompa, feriado municipal, a cidade é presenteada com o desfile das escolas, que neste ano desenvolvem o tema geral “educando para a cidadania”. Demonstrando assim, a importância dos esportes, da educação no trânsito, do respeito às diversidades (étnicas, religiosas e culturais) e das inovações no ensino, para a construção de uma sociedade onde se prezem os valores, há preço de sangue cobrados, da igualdade, da liberdade e da fraternidade.

 

 

O significado do dia 09 ultrapassa o sentido da comemoração de mais um aniversário da cidade, mas traz em si o desejo, a ânsia de rememorar a saga de sua fundação, a memória da atuação dos laboriosos pioneiros, homens, mulheres e crianças que foram os atores sociais participantes deste processo de construção da história, colaborando para a constituição social desta cidade.

 

 

Embora se considere os anos de emancipação, a data imortalizada ficou a de sua fundação, pois esta evidencia uma história vivida e construída pelos muitos sujeitos anônimos, representantes de diversos estados brasileiros e também muitos imigrantes, que fizeram de uma idéia a realidade. História marcada por muitos embates, mas também grandes vitórias.

 

 

A memória, ainda que mitificada e muitas vezes deformada é a fonte, o princípio e a única condição para a construção e sobrevivência de uma história. O dia 09 de Julho, portanto sugere um elo entre o presente e o passado, garantindo a coesão social do povo fatimassulense, enquanto o mesmo se felicita por ver o progresso que já tiveram nestes 56 (1954 a 2010) anos de história vivida, entre povoados, vilas até a emancipação.

 

 

O presente se revela como a vitória sobre um passado para alguns, glorioso, para outros nem tanto. O dia 09 de julho se sobrepõe sobre o dia 11 de dezembro por trazer consigo, ainda que indiretamente, as contradições deste processo histórico. Mostrar, ainda que por meio de uma memória mitificada a historicidade do processo no qual Fátima do sul tem sua gênese.

 

 

Olhamos esta história de forma retrospectiva, mas também perspectiva, só nos resta continuá-la, fazendo-a sempre, uma história de progresso, rememorando o passado, mas com os olhos sempre no futuro.  Parabéns Fátima do sul.

 


Professora de História na rede estadual em Fátima do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos
COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista