Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Curso treina estudantes para reconhecer peixes do Pantanal

5 Out 2009 - 06h05Por Fátima News

Em uma manhã, a estagiária de recursos pesqueiros na Embrapa Pantanal, Isabelle Mônaco, aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve a chance de aprender novas técnicas para reconhecer e diferenciar as espécies de peixes que habitam os rios do Pantanal.

O curso ‘Introdução e treinamento para identificação de peixes do Pantanal’, realizado pelo pesquisador da Unidade especializado em recursos pesqueiros, Agostinho Catella, aconteceu na quinta-feira (1º). O treinamento teve a participação de estagiários e bolsistas que atuam na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com explicações teóricas e exercícios práticos, por meio da observação de exemplares da coleção de peixes da Unidade, Agostinho demonstrou de forma participativa as técnicas de aferição para identificar espécies de peixes.

A principal técnica ensinada foi a chave de identificação de espécies. Por meio da listagem de características como formação e proporção de dimensões, usando como base a publicação ‘Peixes do Pantanal’, atualizada em 2007, é possível distinguir e identificar as diferentes espécies dos peixes observados.

“Esses mecanismos de aferição são muito úteis para alunos de ciências biológicas e pesquisadores que atuam no Pantanal, pois existem 270 espécies de peixes nesse bioma”, afirma Agostinho.

“Para mim, que pretendo continuar trabalhando na área, foi uma excelente oportunidade de aprendizado, com uma ferramenta que será muito útil na minha vivência acadêmica e profissional”, disse Isabelle.

 

 

 

 

Leia Também

OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9