Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Curso de guarani abre inscrições em Dourados

18 Jan 2010 - 10h41Por Diário MS

Estão abertas as inscrições para a oficina de língua guarani dialeto (ñandéva) em Dourados. O curso é direcionado a profissionais liberais, professores, descendestes paraguaios e/ou cidadão em geral que queira conhecer a língua guarani.

As aulas serão realizadas aos sábados entre os meses de fevereiro a julho. Vale lembrar que as inscrições vão até o dia 20 de fevereiro e podem ser feitas com os professores Elizeu Rodriguez (9952-2313) e Cajetano Vera (3423-2689 / 9932-9177). O objetivo é formar e capacitar pessoas para auxiliar no ensino intercultural nas escolas municipais, estaduais e privadas, principalmente nas fronteira (Brasil e Paraguai), atender as etnias indígenas e as comunidades paraguaias, além de ampliar o conhecimento.

A grade do curso Básico e Avançado I vai abordar a história sobre língua guarani dialeto ñandeva e da língua kaiowa, noção geral sobre tronco lingüístico, noção do bilinguismo, reconhecimento de pronúncia e do alfabeto, treinamento de pronúncia, chave fonética, vogais orais e nasais, estudo de acentuações e pontuações, oxítona, paraoxítona e proparoxítona, pronomes pessoais do caso reto, estudo dos adjetivos, substantivos, pronomes pessoais, locuções pospositivas, verbos areal, aireal e chendal, conversação e montar diálogo.

Vale lembrar que além do básico tem os módulos I, II, III, IV, V e avançado II e III. A carga horária é de 60 horas em cada módulo. O curso é gratuito, mas há um custo de R$ 20,00 com os materiais didáticos (gramática, dicionário em língua guarani e leitura). As aulas acontecem na Escola Estadual Antonia Silveira Capilé, que fica na rua Itamarati, 200, no Jardim Água Boa, das 13h às 16h (sábado). O início do curso é no dia 20 de fevereiro. Terão direito ao certificado apenas os alunos que obtiverem 75% de presença. São 35 vagas para o curso básico e 20 para os módulos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial