Menu
SADER_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
DOURADOS

Cultivo da uva é tema de dia de campo em Dourados

30 Jul 2010 - 06h15Por Incaper

 

O cultivo da videira está sendo visto por assentados da região sul do Estado como uma alternativa para diversificar a atividade rural. Vinte e cinco pequenos produtores de Nova Alvorada do Sul partem na próxima sexta-feira (30) para Dourados onde participam, na Agrovila Formosa, do “Dia de Campo: Cultura da Uva”, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Unigran (Universidade da Grande Dourados), Banco do Brasil, Agraer e prefeituras dos dois municípios.

 

 

Os participantes da caravana já produzem e comercializam hortaliças e agora estão interessados em conhecer detalhes para iniciar um novo cultivo. Desde setembro de 2008, quando o Sebrae iniciou o Projeto Território da Cidadania Agroecologia da Grande Dourados, produtores rurais de 12 municípios vem recebendo capacitação e participando de missões técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo o técnico do Sebrae Regional Sul, Vamilton Junior, o objetivo desse dia de campo é promover o intercâmbio de informações, entre os participantes e a experiência do produtor Júlio Lissarassa, que cultiva parreiras há mais de 10 anos e consegue uma produção anual de cinco mil quilos.

 

 

“A demanda deste dia de campo surgiu da necessidade de capacitação desses produtores interessados no cultivo”, explica. A expectativa é que além da experiência de Júlio o grupo possa conhecer outros aspectos da produção, por meio de técnicos da Unigran, da prefeitura e do Banco do Brasil, como linhas de crédito e as possibilidades de crescimento desse setor.

 

 

Segundo o presidente da associação de produtores da Agrovila, Armando Lemanski, a produção de uva do Estado ainda tem muito a crescer, mas faltava estrutura e capacitação. Para ele, a participação neste tipo de ação oferece suporte para o desenvolvimento do cultivo e segurança ao produtor rural. “Antes os produtores trabalhavam sem técnica e havia muitas perdas. Agora, com a orientação, melhorou muito e já podemos transmitir nossa experiência aos novos produtores”, avalia.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada