Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 17 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
DOURADOS

Cultivo da uva é tema de dia de campo em Dourados

30 Jul 2010 - 06h15Por Incaper

 

O cultivo da videira está sendo visto por assentados da região sul do Estado como uma alternativa para diversificar a atividade rural. Vinte e cinco pequenos produtores de Nova Alvorada do Sul partem na próxima sexta-feira (30) para Dourados onde participam, na Agrovila Formosa, do “Dia de Campo: Cultura da Uva”, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Unigran (Universidade da Grande Dourados), Banco do Brasil, Agraer e prefeituras dos dois municípios.

 

 

Os participantes da caravana já produzem e comercializam hortaliças e agora estão interessados em conhecer detalhes para iniciar um novo cultivo. Desde setembro de 2008, quando o Sebrae iniciou o Projeto Território da Cidadania Agroecologia da Grande Dourados, produtores rurais de 12 municípios vem recebendo capacitação e participando de missões técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

 

 

Segundo o técnico do Sebrae Regional Sul, Vamilton Junior, o objetivo desse dia de campo é promover o intercâmbio de informações, entre os participantes e a experiência do produtor Júlio Lissarassa, que cultiva parreiras há mais de 10 anos e consegue uma produção anual de cinco mil quilos.

 

 

“A demanda deste dia de campo surgiu da necessidade de capacitação desses produtores interessados no cultivo”, explica. A expectativa é que além da experiência de Júlio o grupo possa conhecer outros aspectos da produção, por meio de técnicos da Unigran, da prefeitura e do Banco do Brasil, como linhas de crédito e as possibilidades de crescimento desse setor.

 

 

Segundo o presidente da associação de produtores da Agrovila, Armando Lemanski, a produção de uva do Estado ainda tem muito a crescer, mas faltava estrutura e capacitação. Para ele, a participação neste tipo de ação oferece suporte para o desenvolvimento do cultivo e segurança ao produtor rural. “Antes os produtores trabalhavam sem técnica e havia muitas perdas. Agora, com a orientação, melhorou muito e já podemos transmitir nossa experiência aos novos produtores”, avalia.

 

 

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito
HOMOFOBIA
Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia
VANDALISMO
Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'
FEIRA DO ARTESANATO
Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza
MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista