Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Crise política se aprofunda na Bolívia

4 Dez 2006 - 10h27
A crise política na Bolívia se aprofundou nesta segunda-feira, depois que um diálogo entre o governo e organizações civis, encabeçado pelo presidente Evo Morales, terminou sem resultados e os governadores de duas regiões decidiram iniciar uma greve de fome.

As negociações para superar o impasse, realizadas em Sucre, terminaram sem avançar já na madrugada de segunda-feira, depois que nenhuma parte cedeu em suas reinvidicações.

A oposição insiste que o governo deve aceitar que a Assembléia Constituinte aprove cada artigo da nova Carta Magna por maioria de dois terços (170 de 255 votos), proposta que Morales considera ter o objetivo de prejudicar e inviabilizar o trabalho do órgão deliberativo.

O Movimento Ao Socialismo (MAS), de Morales, que já tem maioria na Assembléia, aprovou um sistema misto que combina os dois terços e a maioria simples. "Se não houver acordo de dois terços para o texto final, então que decida o soberano", ou seja o povo em um referendo", afirmou o presidente, sem convencer os opositores.

O único acordo após seis horas de reunião foi a respeito da suspensão das deliberações plenárias da Constituinte até que sejam obtidos consensos, mas as organizações cívicas e partidos de oposição, representados no encontro por seus constituintes, se negaram a desistir das medidas de pressão.

Nesse contexto, as organizações civis anunciaram que os prefeitos (governadores) Rubén Costas, de Santa Cruz, e Ernesto Suárez, de Beni, iniciaram uma greve de fome nesta segunda-feira.

Quase 500 pessoas, a maioria de Santa Cruz, mantêm uma greve de fome para resistir à lei de terras que penaliza com a reversão dos latifúndios ociosos e prevê a distribuição de terras a comunidades indígenas carentes.

Também se opõem à proposta governamental de fiscalizar a gestão dos governadores, que administram 40% dos recursos gerados pela nacionalização dos hidrocarbonetos.

 

 

Terra Redação

Leia Também

BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)
FOTO: REDES SOCIAIS DESCARGA FATAL
Jovem morre ao desligar geladeira da tomada após queda de raio