Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Crise da Petrobras provoca renúncia de ministro boliviano

16 Set 2006 - 07h27
O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, pediu demissão nesta sexta-feira (16), depois que o governo voltou atrás na decisão de confiscar as receitas das refinarias da Petrobras.

Considerado o principal adversário da Petrobras no governo do presidente Evo Morales, Rada pediu demissão "em caráter irrevogável" e alegou "razões pessoais". Horas depois, foi substituído por Carlos Villegas Quiroga, que ocupava o cargo de ministro do Planejamento.

Para o lugar de Villegas no ministério, o vice-presidente boliviano, Álvaro Garcia Linera, nomeou Hernando Larrázabal Córdoba, que era vice-ministro de Planejamento.

Na quinta-feira (15), poucos antes de ser desautorizado pelo vice-presidente, Rada afirmou que o governo não voltaria atrás na decisão, anunciada na terça, de transformar a Petrobras em prestadora de serviços nas suas próprias refinarias e transferir o controle do fluxo de caixa da empresa à estatal boliviana YPFB.

Diante da reação negativa do governo brasileiro e da Petrobras, o vice-presidente boliviano informou que a resolução seria suspensa por tempo indeterminado a fim de restabelecer o clima de negociação. Linera disse, contudo, que o recuo não significava um retrocesso no processo de nacionalização dos hidrocarbonetos.

Recado

Em discurso, o vice-presidente afirmou que "a nacionalização continua em andamento, e nada vai interromper seu processo". "Aconteça o que acontecer, a decisão é irreversível e o Governo vai cumprir o papel histórico de recuperar os recursos energéticos", disse.

O presidente mandou um recado às empresas que operam na Bolívia, como a Petrobras. Disse que as autoridades do governo são "flexíveis e tolerantes", mas que também seriam "intransigentes se necessário".

O novo ministro de Hidrocarbonetos confirmou que as negociações com as petrolíferas continuarão nesta segunda-feira, como haviam sido programadas por Soliz. Primeiro, ele se reunirá com os executivos da empresa Andina, filial da hispano-argentina Repsol YPF.

A renúncia de Soliz e a posse de Villegas é a primeira mudança importante no Gabinete de Ministros de Morales, que se encontra em Cuba.

A nacionalização das reservas de hidrocarbonetos da Bolívia foi decretada pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, no dia 1º de maio deste ano. As petrolíferas estrangeiras em atuação no país tem 180 dias (a partir da assinatura do decreto, em maio) para regularizarem se adaptarem às novas condições de exploração e comercialização.

A YPFB passou também a controlar no mínimo 50% mais um das empresas estrangeiras no país e, durante o período de transição, 82% do valor da produção vai para o governo e 18% para as companhias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis