Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Criança pode morrer em Dourados por omissão do Estado

18 Abr 2011 - 16h30Por Dourados News

A omissão do governo do Estado em cumprir uma ordem judicial, está provocando desespero na família de um menino de 4 anos em Dourados. A criança, com um tumor no cérebro, busca uma cirurgia urgente, a neuroendoscopia. Apesar de ordem judicial determinando que o Estado faça o encaminhamento do paciente para o Hospital da Base, em São José do Rio Preto de forma urgente, nenhuma providência é tomada. A ordem, assinada pelo juiz Zaloar Murat Martins de Souza, determinava que o Estado providenciasse atendimento ao garoto em 72 horas. O prazo venceu no último dia 5.

A mãe da criança, Euvira Lima Novaes, de 28 anos, está desesperada. Há dois anos ela parou de trabalhar como garçonete para cuidar do filho, que tem crises diárias. Além disso está fora da sala de aula. “Ele não pode ficar na escolinha porque tem convulsões frequentes e precisa de cuidados especiais. É imprevisível estas crises. Ele muda de humor e de uma hora para outra se mostra nervoso e descontrolado”, destaca.

Para agravar ainda mais o problema, a doença no cérebro começa a afetar, segundo a mãe, outros órgãos do corpo. “Ele já apresenta uma estenose de rim e não pode fazer o tratamento porque os médicos acreditam que pode pode faltar oxigênio no cérebro durante o procedimento. Também apresenta pressão alta”, diz a mãe, destacando que acredita na sensibilidade do gorvernador André Puccinelli. “Ele é médico. Sabe que o problema é grave. Tenho certeza de que meu filho não vai morrer por falta de socorro do Estado, apesar de que a cada dia o tratamento se torna mais difícil. Estamos correndo contra o tempo”, lamenta.

Além dos problemas já enfrentados, os pais da criança, estão tendo que gastar o que não têm para comprar medicamentos de uso controlado e que estão em falta no programa Saúde Mental da prefeitura de Dourados. São eles: Depakene, Idental, Captropil e Nifedipina.

A determinação do juiz foi encaminhada a Coordenadoria Estadual de regulação Assistencial. No documento, a justiça obriga ainda o Estado a disponibilizar as condições financeiras necessárias para o deslocamento e estada da criança e de sua representante legal durante o exame médico. “(...) tudo num prazo de 72 horas, sob crime de desobediência”

A promotora de justiça da infância, Fabrícia Lima, diz que diante da falta de informação e omissão do Estado, vai pedir a Justiça que penalise o governador André Puccinelli por crime de desobediência. Além disso pretende pedir ao judiciário que conceda o tratamento da criança na rede particular, obrigando o Estado a pagar a despeza posterior. “É inadmissível que não se cumpra uma ordem judicial. O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro ao determinar que o atendimento de saúde para a criança é prioridade. Mas, onde está a prioridade neste caso? Só no papel?”, indaga.

OUTRO LADO

O superintendente de Atenção Básica à Saúde, do Governo do Estado, Antônio Lastória, explicou que não existe omissão por parte do governo do Estado, pelo contrário. Segundo ele, o processo da criança está pronto há dias, porém o hospital de São José do Rio Preto não está disponibilizando uma vaga para o paciente. Conforme o superintendente, todos os dias a Secretaria de Saúde entra em contato com o Hospital, mas não vem sendo atendida.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados