Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
segunda, 6 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
FERROVIA ENTRE MS E PR

Criado grupo de trabalho para a implantação da Ferroeste entre MS e PR

17 Dez 2009 - 07h19Por Diário MS
Os secretários estaduais Edson Giroto (de Obras Públicas) e Carlos Alberto Negreiros (de Meio Ambiente e Planejamento) foram indicados para compor o grupo de trabalho responsável, a partir de agora, pelas novas etapas de implantação da Ferroeste, ferrovia que vai ligar Maracaju e Dourados a Mundo Novo e ao Porto de Paranaguá, no Estado do Paraná. A prioridade, na primeira etapa dos trabalhos, será a ligação Cascavel (PR)-Mundo Novo (MS).

Farão parte do mesmo grupo de trabalho dois outros representantes do governo do Estado do Paraná e do Ministério dos Transportes. O grupo será responsável pela “modelagem” da Ferroeste, ou seja, pela definição dos critérios de participação de cada Estado e da União nos investimentos, na administração da obra e na gestão da ferrovia quando concluída.

Segundo os secretários Giroto e Carlos Alberto, a reunião para a formação do grupo, ocorrida segunda-feira em Curitiba (PR), definiu também que os trabalhos serão implantados em duas etapas.
Na primeira, os investimentos estarão voltados para a modernização do trecho já existente e implantação do trecho Cascavel-Mundo Novo, cujos projetos de engenharia serão atualizados, inclusive o da ponte sobre o rio Paraná na altura de Mundo Novo.

Vão cuidar também dos estudos de viabilidade econômica e dos projetos executivos relativos ao trecho Mundo Novo-Dourados-Maracaju. “Com essa decisão fica claro que o projeto da Ferroeste está entre as prioridades do governo federal e que, com a participação dos dois Estados, está se tornando irreversível”, afirmou o secretário Edson Giroto.

A Ferroeste será formada pelos governos dos dois Estados e pela União, provavelmente num consórcio público. Outra alternativa seria a capitalização direta da Ferroeste pelos participantes, com cada um transformando sua contrapartida em cotas. “O mais relevante a esta altura é que o projeto começa a sair do papel, ganha consistência e se constituirá em breve num marco para o desenvolvimento das regiões por ele alcançadas”, salienta o secretário Carlos Alberto Negreiros.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança