Menu
SADER_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Crescimento de MS estão no comércio aponta IBGE

28 Out 2010 - 05h18Por Conjuntura Online

O estudo Demografia das Empresas divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira mostra que o comércio é o setor econômico de Mato Grosso do Sul onde está a maior parte das empresas de alto crescimento.

 
“Vivemos uma mudança de paradigma, estamos em pleno processo de crescimento econômico, as empresas estão fazendo análises mais minuciosas do mercado e da viabilidade de instalação antes de abrirem as portas e portando se tornando mais sólidas”, avalia o presidente da Fecomércio -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Araújo.

São consideradas empresas de alto crescimento aquelas que têm aumento médio do pessoal ocupado assalariado superior a 20% ao ano, por um período de três anos e têm pelo menos 10 pessoas assalariadas no ano inicial de observação. Dentre essas, as que tinham até cinco anos de idade no ano inicial da análise (2005) são chamadas “gazelas”. As empresas foram analisadas para o período 2005-2008.

Em Mato Grosso do Sul foram identificadas 754 empresas de alto crescimento. Destas 275 no setor de comércio (compreendendo reparação de veículos automotores e motocicletas), que juntas empregavam 8.542 assalariados, de um total de 91.524 no setor.

Significa que 9,3% da força de trabalho do comércio de Mato Grosso do Sul estão nas empresas de alto crescimento, que representam menos de 1% do total de 28.008 empresas. Outro dado importante é que no comércio, 36% das empresas de alto crescimento são “gazelas”.

O assessor econômico da Fecomércio MS, Thales de Souza Campos, observa que dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) estadual estão no setor terciário. “Qualquer análise grupal vai mostrar que a maior parte das empresas estão nos setores de comércio de bens, serviços e turismo”.

Por outro lado, o fato de as empresas jovens aparecerem em grande quantidade entre as de alto crescimento é uma demonstração de mudança de paradigma. “Mostra um processo de estabilização do comércio e também que as empresas estão buscando ajuda de instituições nas análises de viabilidade, o que é fundamental para credibilidade e durabilidade”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada