Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cresce uso da palha na produção de energia em MS

18 Ago 2010 - 15h39Por Sato Comunicação
A crescente utilização da palha como matéria- prima de bionergia em MS valorizou a cana. Indústria e produtores discutem adoção de novo modelo de apuração de preços da planta que deve levar em conta seu novo uso e elevar valores pagos ao produtor do Estado. A metodologia paulista adotada hoje considera a capacidade de produção de açúcar e o peso da planta. Criado em 1999, depois que o governo federal deixou de fixar valores de referência, o Consecana passa por modificações também em São Paulo.

“A tendência é que a indústria use, cada vez mais, a palha da cana para gerar energia; se levarmos em conta essa valorização da palha no cálculo, teremos preços mais altos para o fornecedor”, explica o coordenador da Comissão de Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Luis Alberto Moraes Novaes. Ele prevê diminuição e consequente desaparecimento da queima da palha por conta do seu uso na produção de energia limpa. A indústria utiliza 50% de palha e 75% de bagaço nesse processo.

A metodologia do Consecana considera a taxa de açúcar (ATR) e o peso da planta. O cálculo passará por adaptações também em São Paulo. “O Consecana sofre alterações a cada cinco anos para atualizar índices e ganhos da cadeia produtiva”, afirma o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil -Orplana, Ismael Perina Júnior. Ele foi um dos palestrantes do Canasul 2010, em Campo Grande. Sua participação detalhou o sistema paulista.

Para o presidente da Comissão de Bionergia da Famasul, realizador do Canasul 2010, produtores e indústria precisam estar abertos ao diálogo. “É importante termos uma metodologia que leve em conta as particularidades do Estado. Isso desenvolve a cadeia produtiva, precisamos desse diálogo”, argumenta Novaes.

O Canasul 2010 que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. As palestras poderã ser acessadas pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul depois do dia 30. O Canasul 2010 foi realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS