Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Crédito ao consumidor abre 2010 aquecido, mas deve desacelerar

1 Dez 2009 - 13h11Por Folha Online

O indicador da Serasa Experian sobre perspectiva do crédito para os consumidores registrou queda de 1,3% em outubro, a terceira consecutiva, atingindo o patamar de 104. Segundo a empresa de análise de crédito, as reduções dos últimos meses apontam que haverá alguma desaceleração no ritmo de concessões à pessoa física, que deve ocorrer no final do primeiro trimestre deste ano.

A pesquisa aponta, porém, que o indicador segue acima do nível 100, apontando que as concessões reais de crédito --com recursos livres-- ao consumidor abrirão o ano de 2010 num ritmo ainda bastante aquecido.

De acordo com a Serasa, as melhores condições de financiamentos e a maior confiança dos consumidores --impulsionada pela recuperação do mercado formal de trabalho-- ajudam a elevar o nível de empréstimos. Completam o cenário a redução da inadimplência e a prorrogação de incentivos fiscais dados pelo governo federal.

A empresa afirma que a desaceleração a parti do segundo trimestre do ano que vem deve se dar em função do descompasso entre o rápido crescimento do endividamento e um ritmo mais lento de recomposição da massa de rendimentos das famílias.

Além disso, diz, as operações de crédito imobiliário, normalmente feitas com recursos direcionados, como poupança e FGTS, deverão ter mais destaque no ano que vem, o que deve contribuir para um crescimento menos acentuado do crédito ao consumo com recursos livres.

Empresas

A Serasa divulgou ainda o indicador de perspectiva do crédito às empresas, que avançou 0,4% em outubro, a nona alta consecutiva. O número, atualmente em 99,3, se aproxima do nível 100, o que, segundo a empresa, aponta que o volume de concessões --que hoje está cerca de 6% abaixo do normal-- deve ser normalizado nos próximos seis meses.

O estudo aponta, porém, que esta recuperação não depende só de uma melhoria na inadimplência, mas de melhores condições para a captação de recursos no exterior.

"Neste sentido, o recente episódio da moratória da uma empresa estatal de Dubai pode, dependendo da dimensão de suas consequências, diminuir a velocidade de normalização das captações no exterior e, consequentemente, das concessões de crédito às empresas", afirma nota da Serasa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados