Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Crédito à empresas volta ao normal no 1º trimestre de 2010, diz Serasa

4 Nov 2009 - 08h15Por Folha Online

O indicador da Serasa Experian sobre perspectiva do crédito para as empresas avançou 0,8% em setembro, a oitava alta consecutiva, atingindo o patamar de 99,6. Essa proximidade do nível 100 aponta que, num horizonte de seis meses, o volume de concessões reais (deflacionadas pelo IPCA) de crédito às empresas deverá estar completamente normalizado.

Atualmente o volume de concessões de crédito às empresas está 7% abaixo do normal, girando na casa dos R$ 93 bilhões por mês ao passo que a curva da tendência de longo prazo aponta para um volume real mensal da ordem de R$ 100 bilhões.

O crédito às empresas foi atingido pela crise financeira internacional devido ao fechamento das fontes externas de recursos, seja pela impossibilidade de emissões primárias de bônus corporativos no mercado internacional de capitais, seja pelos repasses indiretos via captações da rede bancária doméstica no exterior.

A contração do PIB entre o quarto trimestre de 2008 e o primeiro trimestre deste ano e a elevação da inadimplência no âmbito das empresas também contribuíram para o estreitamento do mercado de crédito das pessoas jurídicas no país.

Com a recuperação dos mercados financeiros internacionais e os primeiros sinais de redução da inadimplência das pessoas jurídicas, a concessão de crédito às empresas está em rota de recuperação daqui até o final do primeiro trimestre de 2010, avalia a Serasa.

Consumidor

O indicador sobre perspectiva do crédito ao consumidor recuou 1,2% em setembro, registrando a terceira queda consecutiva após atingir o pico de 105,9 em junho.

Na avaliação da Serasa, o apetite por crédito do consumidor deve se manter estimulado não apenas pelo maior grau de confiança das pessoas físicas como também pelas condições favoráveis, com juros mais baixos e prazos maiores. No entanto, as recentes quedas do indicador apontam que o ritmo de concessões reais de crédito com recursos livres às pessoas físicas continuará crescendo, porém num ritmo mais brando do que o registrado ao longo dos últimos meses.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso