Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

CPI já tem dados para pedir processo contra 12 parlamentares

13 Jul 2006 - 14h30
Integrantes da CPI dos Sanguessugas já encontraram indícios suficientes para pedir a abertura de processo no Conselho de Ética contra 12 parlamentares dos 15 nomes iniciais denunciados pelo Ministério Público.

Contra dois deles --os deputados Nilton Capixaba (PTB-RO) e João Caldas (PL-AL)--, já foram abertos processos por quebra de decoro por supostamente terem participado do esquema de compras superfaturadas de ambulâncias com dinheiro de emendas parlamentares. O pedido foi apresentado pelo PPS, PV e PSOL.

No próximo dia 25, os membros da comissão ouvem o depoimento de Luiz Antônio Trevisan Vedoin, um dos donos da empresa Planam, acusada de ser a mantenedora e principal beneficiária do esquema.

A reunião deverá ser secreta. Vedoin será questionado sobre a participação de cada um dos citados nos depoimentos prestados em Cuiabá (MT). O empresário será instado também a apresentar documentos ou dados que comprovariam a participação dos parlamentares no esquema de desvio de emendas e pagamento de propinas.

De posse dessas informações, o relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), deve concluir a investigação até 3 de agosto.

Novos documentos

A secretaria da CPI recebe nesta quinta-feira à tarde a lista de mais 42 nomes de parlamentares denunciados pelo Ministério Público de participação no esquema da máfia das ambulâncias.

A Justiça de Cuiabá remete também nesta tarde o depoimento prestado por Vedoin na semana passada. O empresário foi ouvido por mais de 20 horas e teria admitido, de acordo com sua advogada, Laura Gisele Spinola, ter negociado emendas ao Orçamento para compra de ambulâncias, mas teria negado pagamento de propina a deputados.
 
 
Agência Câmara

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)