Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

CPI deixará cópia de dossiê em cofre até a eleição

23 Set 2006 - 10h27

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Sanguessugas já está de posse do dossiê contra políticos do PSDB e outros documentos referentes ao caso. Todo o material foi colocado num cofre da comissão pelo sub-relator Fernando Gabeira (PV-RJ). Segundo Gabeira, o material ficará trancado e só deverá ser aberto após as eleições pelo presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Gabeira e o também sub-relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) receberam a documentação nesta sexta-feira do delegado da Polícia Federal Diógenes Curado e do procurador da República Mário Lúcio Avelar, responsáveis pelas investigações em Cuiabá. Eles estiveram em Brasília para tomar depoimentos.

O deputado do PV afirmou que os documentos estão sob sigilo, porque a Justiça assim determinou, e que não cabe à CPI quebrá-lo. "Nós estamos acompanhando as investigações, e não fazendo. A CPI não me autorizou a investigar. Para fazer investigações, precisamos do respaldo do plenário, que só volta a se reunir no dia 04 de outubro".

Gabeira admitiu que a CPI poderá criar uma sub-comissão para ajudar na investigação. "Isso vai depender do nível de nebulosidade em 04 de outubro, quando haverá reunião".

Segundo ele, o procurador Mário Lúcio Avelar disse que está trabalhando para descobrir rapidamente a origem do dinheiro apreendido pela Polícia Federal. O sub-relator disse ainda que o lugar certo para obter essa informação é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

"Se alguém quiser investigar a origem do dinheiro, só há um caminho: ir ao Coaf. Se foi fácil rastrear a parte dos dólares indo ao Fed (Banco Central dos Estados Unidos), com os reais deveria ser mais fácil".

Além do dossiê, a CPI obteve registro dos depoimentos tomados em São Paulo e Cuiabá, de pessoas supostamente envolvidas com a elaboração e compra do material, de recibos e indicações de algumas agências bancárias.

Terra

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS