Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Corumbá realiza seminário com bolivianos sobre o SUS

27 Jul 2006 - 17h00
Uma missão do Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia chega na segunda-feira ao Brasil para conhecer, na prática, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os programas de saúde familiar e comunitário, com vistas à implantação desses sistemas pelo governo boliviano.

A missão vai visitar três cidades brasileiras e a primeira será Corumbá, que foi apontada pelo Ministério da Saúde como referência no desenvolvimento do SUS e do Programa de Saúde da Família (PSF). Os outros dois municípios são Campo Grande e Curitiba-PR.

A confirmação foi feita hoje pelo secretário de Saúde de Corumbá, Hugo Costa Filho, após receber comunicado do Ministério da Saúde confirmando a presença da missão boliviana na cidade. Segundo ele, o sistema de Saúde Pública desenvolvido hoje, em Corumbá, “é reflexo da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, aprovada pela grande maioria da população”.

O assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Santiago Alcazar, comunicou a realização do seminário “La Estratégia de Salud Familiar y Comunitária”, realizada na Bolívia, entre os dias 12 e 14 de junho, que serviu como preparação para a reforma da constituinte pela qual passará o governo da Bolívia. O evento foi realizado pelo governo daquele país e contou com participação de expositores brasileiros.

Explicou em ofício que o evento foi de “grande importância para a consolidação do Brasil no contexto mundial da saúde, sendo que o SUS foi citado como referência de modelo por representantes de países da América do Sul e, ao final, apontado como um sistema de saúde cuja organização tem forte potencial de utilização para embasar a proposta do Sistema Único de Saúde da Bolívia, inserindo na nova Constituição Brasileira”.

Seminário – Diante disso, os dois países iniciam nesta segunda-feira um projeto de cooperação. Em Corumbá, a missão boliviana permanecerá na cidade até quarta-feira, dia 2 de agosto. Ainda no dia 2, o grupo viaja para Campo Grande, onde fica até o dia 3, e, em Curitiba, dia 4.

Em Corumbá, a Secretaria de Saúde organizou um seminário para apresentação do SUS na Fronteira Brasil-Bolívia, no Hotel Gold Fish. A abertura será na segunda, às 14h30, com uma palestra do secretário Hugo Costa Filho.Neste mesmo dia, a partir das 14h50, acontece uma palestra sobre o SUS, a cargo de um representante do Ministério da Saúde. O encontro prosseguirá até o dia 2.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro