Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Corumbá realiza seminário com bolivianos sobre o SUS

27 Jul 2006 - 17h00
Uma missão do Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia chega na segunda-feira ao Brasil para conhecer, na prática, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os programas de saúde familiar e comunitário, com vistas à implantação desses sistemas pelo governo boliviano.

A missão vai visitar três cidades brasileiras e a primeira será Corumbá, que foi apontada pelo Ministério da Saúde como referência no desenvolvimento do SUS e do Programa de Saúde da Família (PSF). Os outros dois municípios são Campo Grande e Curitiba-PR.

A confirmação foi feita hoje pelo secretário de Saúde de Corumbá, Hugo Costa Filho, após receber comunicado do Ministério da Saúde confirmando a presença da missão boliviana na cidade. Segundo ele, o sistema de Saúde Pública desenvolvido hoje, em Corumbá, “é reflexo da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, aprovada pela grande maioria da população”.

O assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Santiago Alcazar, comunicou a realização do seminário “La Estratégia de Salud Familiar y Comunitária”, realizada na Bolívia, entre os dias 12 e 14 de junho, que serviu como preparação para a reforma da constituinte pela qual passará o governo da Bolívia. O evento foi realizado pelo governo daquele país e contou com participação de expositores brasileiros.

Explicou em ofício que o evento foi de “grande importância para a consolidação do Brasil no contexto mundial da saúde, sendo que o SUS foi citado como referência de modelo por representantes de países da América do Sul e, ao final, apontado como um sistema de saúde cuja organização tem forte potencial de utilização para embasar a proposta do Sistema Único de Saúde da Bolívia, inserindo na nova Constituição Brasileira”.

Seminário – Diante disso, os dois países iniciam nesta segunda-feira um projeto de cooperação. Em Corumbá, a missão boliviana permanecerá na cidade até quarta-feira, dia 2 de agosto. Ainda no dia 2, o grupo viaja para Campo Grande, onde fica até o dia 3, e, em Curitiba, dia 4.

Em Corumbá, a Secretaria de Saúde organizou um seminário para apresentação do SUS na Fronteira Brasil-Bolívia, no Hotel Gold Fish. A abertura será na segunda, às 14h30, com uma palestra do secretário Hugo Costa Filho.Neste mesmo dia, a partir das 14h50, acontece uma palestra sobre o SUS, a cargo de um representante do Ministério da Saúde. O encontro prosseguirá até o dia 2.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon