Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Corumbá perdeu mais de 4 mil postos de trabalho em 2009

28 Dez 2009 - 17h58Por Conjuntura

A crise financeira mundial, que estourou em outubro de 2008 trouxe reflexos diretos para a economia de Corumbá em 2009. Até novembro deste ano, a cidade viu o fechamento de 4.127 vagas formais de emprego, segundo dados do Caged/MTE (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados/Ministério do Trabalho e Emprego).

Somente no último trimestre – setembro, outubro e novembro –, a cidade perdeu quase 1,2 mil postos de trabalho. Foram 1.178 demissões naquele período.

Os mais de 4,1 mil postos de trabalhos perdidos em onze meses significaram crescimento de 15,37% em comparação ao mesmo período de 2008, quando as demissões líquidas atingiram 3.577 pessoas entre janeiro e novembro daquele ano.

Este mesmo levantamento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) mostrou que em novembro deste ano, a redução no número de empregos formais no município atingiu 411 trabalhadores.

Os setores econômicos que mais dispensaram, entre janeiro e novembro, foram – pela ordem – o de Serviços (1.347 desligamentos); comércio (899 dispensas); agropecuária (814 demissões) e construção civil (406 demitidos).

Juntos somaram 3.466 demissões de trabalhadores com carteira assinada. Os outros quatro segmentos pesquisados pelo Caged demitiram 661 pessoas nestes onze meses de 2009.

Caged

O Caged, criado pela Lei nº 4.923/65, é um registro administrativo que acompanha e fiscaliza o processo de admissão e dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, em todo o país. As empresas encaminham os dados mensalmente, pela internet, ao MTE.

As informações se referem aos municípios e às atividades econômicas e servem de suporte a várias políticas de emprego. Como a pesquisa só mede o emprego com carteira assinada, o Caged exclui as informações sobre o desemprego informal, que aparece nas demais pesquisas de desemprego.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta