Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Corumbá é a primeira cidade no país credenciada no Amamenta Brasil

16 Out 2010 - 07h51Por Dourados News

A primeira cidade do país a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil será o município de Corumbá, e a data será oficializada no dia 17 de novembro. O Trabalho foi reconhecido por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município, pela Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/ Aleitamento Materno.  

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde. 

Um trabalho de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil e também de acompanhamento das mães, Corumbá é a cidade pioneira a requerer a certificação e será a primeira a ter o credenciamento em âmbito nacional.  

Com um trabalho desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as orientações sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê refletem na diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros inúmeros benefícios.

Segundo informações do MS Notícias o município pantaneiro já tem toda a rede de atenção básica à saúde com 25 tutores capacitados para acompanhar mães e crianças durante o período de amamentação. O processo de implantação da rede trouxe ao município 17 oficinas sobre aleitamento materno, cinco cursos de Manejo Básico em Amamentação, que resultaram na capacitação de 363 profissionais. 

Devido aos resultados satisfatórios, Corumbá foi escolhido uma das três cidades brasileiras (junto com Porto Alegre-RS e Brasília-DF) a participar de uma pesquisa pioneira sobre a forma como é feito o credenciamento do município na Rede Amamenta Brasil.

O credenciamento será dado a 10 unidades de saúde. A iniciativa permite o monitoramento dos indicadores de aleitamento materno nas áreas de abrangência utilizando o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB).

A ferramenta registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a acompanha o fluxograma de atendimento à dupla mãe/bebê no período de amamentação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada