Menu
SADER_FULL
segunda, 8 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Corinthians joga tudo nesta noite pela Libertadores

26 Jan 2011 - 17h14Por AE

O Corinthians inicia nesta quarta contra o Deportes Tolima, às 22 horas, no Pacaembu, a caminhada para sua 8.ª participação na Taça Libertadores, sem o clima de obsessão provocado em 2010 pelo centenário do clube.

O excesso de otimismo e a badalação do ano passado deram lugar à desconfiança após a queda precoce na última edição do torneio, além da perda do título brasileiro passado na reta final e a obrigação de jogar a pré-Libertadores.

Dessas decepções, porém, pode ressurgir um Corinthians mais forte. Aprender com os erros e usar o entrosamento da boa base formada pelo clube são as principais apostas da equipe de Tite para manter vivo o sonho de, enfim, vencer a competição continental. O time que entra em campo nesta quarta à noite, no jogo de ida contra os colombianos, é praticamente o mesmo que caiu diante do Flamengo nas oitavas de final no ano passado - saíram apenas o goleiro Felipe, o zagueiro William e o volante Elias.

Com a pré-Libertadores, o Corinthians já tem pela frente um mata-mata para garantir a vaga na fase de grupos. Para Tite, a eliminação do ano passado, depois de ótima campanha na primeira fase, serviu como experiência. "Quando se passa por uma experiência, você sente. O grupo passou, sentiu, e vai entrar mais consciente", afirma ele, que disputará o torneio pela sexta vez - duas como jogador e quatro como técnico. "Essa equipe já disputou Libertadores também, vai construir (o resultado) de forma equilibrada."

Contra o Tolima, Tite quer usar a força do Pacaembu, mas não espera garantir a vaga já no primeiro jogo. "Temos de tirar alguma vantagem. Se vencer não tomando gol, melhor". Na Libertadores de 2010, o Corinthians venceu os quatro jogos que disputou no estádio, mas em apenas um deles não sofreu gol. Em todos, a vitória foi por apenas um de diferença. "Vamos tomar bastante cuidado atrás, mas temos de nos impor dentro de casa", afirma Dentinho.

Apreensão. O início de temporada serviu para deixar a torcida corintiana ainda mais apreensiva. Tite optou por usar os titulares nas três partidas pelo Estadual, mas a evolução pretendida pelo técnico não ficou evidente. Fora os 20 minutos iniciais da estreia contra a Portuguesa, quando fez os gols da vitória (2 a 0) com futebol de encher os olhos, a equipe não empolgou.

Nos empates com Bragantino e Noroeste (ambos por 1 a 1), viu-se um conjunto deficiente na armação e inseguro na defesa. "Temos de saber trabalhar com a dúvida que o torcedor teve depois destes resultados", admite Tite.

O técnico afirma que a atuação sonolenta contra o Noroeste, diante da torcida, foi em decorrência da pouca motivação antes do jogo importante contra o Tolima. Hoje, ele espera que o time não tome o caminho contrário e esbarre na ansiedade. "Sabia que o jogo com o Noroeste estaria num nível abaixo de concentração. Amanhã (hoje), sei que pode estar acelerado demais, de tentar vencer de qualquer forma. De qualquer forma, não se constrói nada", afirmou.

Mudança. A ausência mais sentida em relação ao time de 2010 é a de Elias, que tinha boa chegada ao ataque. Jucilei tem tentado, sem sucesso, desempenhar o papel. Por isso, após as poucas jogadas ofensivas no jogo com o Noroeste, Tite quer atuação mais próxima de Bruno César, Jorge Henrique e Dentinho, encarregados da criação. "Pedi para eles jogarem mais perto, não tão abertos como fizeram. Essa é a correção tática que o jogo nos mostrou", afirmou o treinador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento