Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Coredes Leste se reúne hoje em Nova Andradina

28 Nov 2006 - 09h33
O Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável (Coredes) Leste realiza hoje reunião para definir a composição de sua nova diretoria, encaminhamentos de institucionalização do conselho, discutir a atualização do Planejamento de Longo Prazo para Mato Grosso do Sul (no período de 2005 a 2025) e, entre outros assuntos, divulgar o projeto DRS Banco do Brasil.

A reunião acontece na Câmara de Vereadores de Nova Andradina, a partir das 14h. O Coredes Leste é composto por oito municípios: Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Batayporã.

Uma das principais questões levantadas nas últimas reuniões dos Coredes é a sua institucionalização, ou seja, a oficialização dos conselhos como órgãos independente que devem ter sua voz ouvida pelo governo do Estado nos próximos anos. Uma demanda antiga dos conselhos, a institucionalização discute os caminhos que serão trilhados para tornar os Coredes mais ativos no processo de discussão do governo do Estado e sua participação na definição das ações de desenvolvimento.

Para o secretário estadual de Planejamento e de Ciências e Tecnologia, David Lourenço, a questão da institucionalização é de vital importância. “O Coredes é uma instituição extremamente importante, caminha na direção da descentralização do poder, que hoje e uma demanda colocada internacionalmente. O governo do Estado sempre foi muito favorável a essa questão, de estar ouvindo a população, e o Coredes, enquanto conselho que representa a região na questão da discussão do desenvolvimento regional, tem papel fundamental.”


MS 2025 - Outro importante debate tratará da atualização do projeto MS 2020 – rebatizado de MS 2025. Na reunião serão repassadas informações sobre o processo de atualização do projeto e os resultados já obtidos. Em linhas gerais, as discussões vão aprofundar o que este planejamento de longo prazo para Mato Grosso do Sul aponta como principais políticas de desenvolvimento a ser implementadas pelo governo do Estado. O documento deve ser lançado na primeira quinzena de dezembro.


DRS Banco do Brasil – Durante a reunião em Nova Andradina, representantes do Banco do Brasil vão falar sobre o projeto Desenvolvimento Regional (DRS) da instituição. Trata-se de um plano de fomento voltado ao desenvolvimento sustentável que tem por objetivo estabelecer planejamento regional para os principais produtos e ações a serem financiados nos municípios. O projeto – de âmbito municipal – pretende estabelecer linha de crédito, levando em conta as ações e produtos que cada município considera importantes para desenvolvimento local e regional.


Coredes - Desde 1999 o Governo Popular de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct), vem desenvolvendo ações em busca da criação de estruturas adequadas para o planejamento do desenvolvimento regional de cada um dos seus 78 municípios, incorporando a essas estruturas os novos conceitos de desenvolvimento e técnicas de planejamento participativo.

Uma das principais ações na busca pela democratização dos círculos de decisão foi a implantação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Os conselhos tiveram papel fundamental na elaboração das diretrizes que apontam para o futuro econômico de cada região. Além disso, os planos regionais de Desenvolvimento (PRDs) elaborados pelos Coredes também foram utilizados na elaboração do PPA (Plano Plurianual).

Os planos de cada uma das oito regiões do Estado contêm prioridades e ações estratégicas que foram debatidas amplamente pelo governo, pelas prefeituras, pelas entidades da sociedade civil e pelas universidades nos últimos anos.

"A prática de planejar em conjunto com a sociedade é uma marca de Zeca do PT desde o seu primeiro ano de governo (1999) e, neste sentido, os Coredes continuarão sendo valorizados como foros privilegiados para o debate do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", opina o secretário David Lourenço.
 
 
 
 
MS Notícias

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'