Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Copom mantém taxa básica de juros em 8,75% ao ano

18 Mar 2010 - 08h30Por Terra
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano, sem viés (de alta ou de baixa) pela quinta reunião seguida - a segunda em 2010. Com isso, o indicador permanece no menor patamar desde a sua criação em 1999. No entanto, não houve unanimidade na decisão, visto que cinco votos foram a favor da estabilidade e três pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual.

A decisão veio em linha com a previsão feita pelo mercado. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC), a previsão dos especialistas é de aumento da taxa básica somente em abril, com elevação do atual patamar de 8,75% ao ano para 9,25% ao ano. Ao final de 2010, os analistas esperam que a Selic chegue a 11,25% ao ano.

O piso de 8,75% ao ano para a taxa básica de juros foi estabelecido em julho de 2009 e também mantido nas reuniões de setembro, outubro e dezembro, do ano passado, e na primeira reunião de 2010, realizada nos dias 26 e 27 de janeiro.

A Selic iniciou 2009 em 13,75%, sendo reduzida para 12,75% já na primeira reunião do Copom no ano, em janeiro. Em março, caiu para 11,25% ao ano, com nova redução em abril para 10,25%.

Em junho do ano passado houve um novo corte de 1 ponto percentual para 9,25% ao ano e em julho o comitê reduziu o ritmo, com uma queda de 0,5 ponto percentual para 8,75% ao ano, percentual que é mantido desde então.

A taxa básica de juros remunera os títulos públicos depositados do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de parâmetro para o custo do dinheiro nas operações de empréstimo entre bancos. Por consequência, também influencia a taxa cobrada dos consumidores que pegam dinheiro emprestado de instituições financeiras.

Quanto menor a Selic, mais interessante para os bancos é emprestar ao consumidor e esperar o recebimento de juros maiores, do que comprar títulos do governo, que são garantidos, mas pagam menos. De acordo com a última pesquisa da Fundação Procon-SP, a taxa média para o empréstimo pessoal em 10 grandes bancos brasileiros ficou em 83,06% ao ano (5,17% ao mês) na pesquisa de janeiro. O Copom voltará a se reunir em 27 e 28 de abril.

"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic por cinco votos a favor e três votos pela elevação da taxa Selic em 0,5 ponto percentual", informou o Copom em nota.

"O comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon