Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Copom mantém taxa básica de juros em 8,75% ao ano

18 Mar 2010 - 08h30Por Terra
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano, sem viés (de alta ou de baixa) pela quinta reunião seguida - a segunda em 2010. Com isso, o indicador permanece no menor patamar desde a sua criação em 1999. No entanto, não houve unanimidade na decisão, visto que cinco votos foram a favor da estabilidade e três pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual.

A decisão veio em linha com a previsão feita pelo mercado. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC), a previsão dos especialistas é de aumento da taxa básica somente em abril, com elevação do atual patamar de 8,75% ao ano para 9,25% ao ano. Ao final de 2010, os analistas esperam que a Selic chegue a 11,25% ao ano.

O piso de 8,75% ao ano para a taxa básica de juros foi estabelecido em julho de 2009 e também mantido nas reuniões de setembro, outubro e dezembro, do ano passado, e na primeira reunião de 2010, realizada nos dias 26 e 27 de janeiro.

A Selic iniciou 2009 em 13,75%, sendo reduzida para 12,75% já na primeira reunião do Copom no ano, em janeiro. Em março, caiu para 11,25% ao ano, com nova redução em abril para 10,25%.

Em junho do ano passado houve um novo corte de 1 ponto percentual para 9,25% ao ano e em julho o comitê reduziu o ritmo, com uma queda de 0,5 ponto percentual para 8,75% ao ano, percentual que é mantido desde então.

A taxa básica de juros remunera os títulos públicos depositados do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de parâmetro para o custo do dinheiro nas operações de empréstimo entre bancos. Por consequência, também influencia a taxa cobrada dos consumidores que pegam dinheiro emprestado de instituições financeiras.

Quanto menor a Selic, mais interessante para os bancos é emprestar ao consumidor e esperar o recebimento de juros maiores, do que comprar títulos do governo, que são garantidos, mas pagam menos. De acordo com a última pesquisa da Fundação Procon-SP, a taxa média para o empréstimo pessoal em 10 grandes bancos brasileiros ficou em 83,06% ao ano (5,17% ao mês) na pesquisa de janeiro. O Copom voltará a se reunir em 27 e 28 de abril.

"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic por cinco votos a favor e três votos pela elevação da taxa Selic em 0,5 ponto percentual", informou o Copom em nota.

"O comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial