Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Copa do Mundo impulsiona setor de material escolar

13 Mar 2010 - 11h21Por Fátima News com Assessoria

Para o comércio especializado em material escolar e artigos de papelaria, as vendas realizadas até o mês de março, durante o período chamado volta às aulas, as vendas totais correspondem a 65% do total comercializado pelo setor. Esse ano, quem apostou na Copa do Mundo de Futebol para alavancar as vendas de material escolar se deu bem. Com a proximidade do evento esportivo, em junho, na África do Sul, as redes viram as vendas de itens subirem 10% em relação às de 2009, número acima do esperado pelo comércio, que previa crescer 5% com a data este ano, segundo dados da Superintêndencia de seguro privado – Susep. O setor espera chegar a um novo recorde de vendas de material escolar.

 

Segundo o consultor empresarial e representante federal do Conselho de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA/MS), Inácio Leite Reis esse tipo de campanha direcionada para produtos personalizados gera um impacto bastante positivo no mercado. “No caso do setor de material escolar o crescimento tende a ser de 30 a 40%. Isso gera bastante impacto na promoção das vendas, principalmente porque os adolescentes e jovens, que são o público desse segmento, são bem voltados para esse tipo de demanda”, afirma.

 

Varejistas com lojas de pequeno e médio porte, muitas vezes têm dificuldade em garantir estoques para o período e manter um bom capital de giro ao mesmo tempo, enfraquecendo seu negócio. O gerente de uma das unidades de atendimento do SICREDI, Ronaldo Sorana Gomes, afirma que o maior benefício de se ter um valor significativo de capital de giro é garantir ao empresário um maior poder de compra, que possibilita a aquisição de mais produtos por um melhor preço. “Nesse período do ano, muitas empresas nos procuram para obter um financiamento. Quando se tem poder de compra, automaticamente se tem poder de negociação, a um juro baixo. Quando temos dinheiro, pagamos à vista nossos produtos, e isso nos dá certos benefícios, da mesma maneira, as empresas têm vantagens com os seus fornecedores” afirma Gomes.

 

Um dos empresários que apostou no período para aumentar as vendas foi Sidney Mendes, proprietário da Livraria Papel Express, de Campo Grande. “No final do ano passado tinha pouco estoque de mercadoria e decidi apostar em crescimento esse ano. Para mim, foi uma aposta bem feita, realmente superou minhas expectativas”.

 

Para Lupoli, “é claro que em caso de eventos como a Copa a demanda é maior, mas é importante investir em temas de artistas e filmes também”, ressalta. Ele também acredita que as vendas de itens de volta às aulas este ano devem se confirmar mais aquecidas, fruto da disposição maior do consumidor para gastar. “O setor deve apresentar bons resultados até o meio de março”, diz.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação