Menu
SADER_FULL
domingo, 12 de julho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Convenção do PMDB define candidatos neste sábado em MS

26 Jun 2010 - 06h00Por Fátima News, com Assessoria

A Convenção do PMDB de Mato Grosso do Sul para homologar as Candidaturas ao Governo do Estado, ao Senado da República, Câmara Federal e Assembléia Legislativa do Estado acontece em Campo Grande neste sábado, 26/6, a partir de nove horas, na Avenida Costa Silva, 1100 (antiga Campo Grande Diesel), Jardim Paulista,

 

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, é pré-candidato a deputado federal, e conta com apoio de diversos Diretórios Municipais do PMDB.

 

“É tempo de renovar, precisamos escolher um deputado federal que seja capaz de substituir a política econômica, implantar uma administração comprometida com o setor produtivo e a economia local", analisa ele. "Com toda a minha experiência, sinto que sou capaz de ouvir os sentimentos dos sul-mato-grossenses e apoiá-los em sua capacidade de empreender e de gerar renda para ter uma vida digna e gerar empregos", argumenta. "Por esses e outros anseios que afirmo com convicção a minha pré-candidatura a deputado federal aqui em Mato Grosso do Sul”, conclui Esacheu Nascimento.

 

Outros pré-candidatos a deputado federal pelo partido são Akira Otsubo, Fabio Trad, Roberto Hashioka, Geraldo Resende, Marçal Filho, nomes já declarados publicamente. Entre os pré-candidatos a deputado estadual estão Junior Mochi, Youssif Domingos, Eduardo Rocha, Jerson Domingos, Oseas Ohara, Marum, Picarelli. Para o Senado, o candidato do PMDB é Waldemir Moka e para o Governo, buscando a reeleição, o governador André Puccinelli.

A Legislação e a Convenção

 

A convenção, do latim conventio, é, amplamente, assembléia ou reunião em que se discute ou delibera sobre determinado assunto. A convenção partidária é o grande momento de reunião dos partidos políticos.

 

A legislação estabelece apenas o período em que as convenções podem ser convocadas e realizadas, cabendo ao estatuto de cada partido definir as regras próprias para sua realização. Essas regras dizem respeito ao próprio partido e versam sobre a forma de convocação (edital, notificação, publicação na imprensa, na justiça eleitoral etc...), prazos, quorum de instalação e deliberação, bem assim como se o voto será colhido abertamente ou de forma secreta, ou mediante aclamação.

 

O período previsto para a realização das convenções partidárias situa-se entre os dias 10 e 30 de junho de cada ano em que se realizarem eleições e sua convocação deve obedecer as regras contidas nos estatutos de cada partido.

 

As convenções podem ser realizadas, com vistas à formação de coligações partidárias, num mesmo dia e com esse objetivo definido e, sendo aprovada a coligação, no âmbito dos partidos envolvidos, essa aprovação deve ser levada à justiça eleitoral e, daí em diante uma série de obrigações e direitos afetarão os passos dessa coligação, inclusive quanto ao direito de reclamar, representar e impugnar nos processos eleitorais, haja vista que, em muitos casos, a competência para tanto será exclusiva da coligação.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 71.515 MORTES
Brasil tem 1.842.127 casos de Covid-19, aponta consórcio de veículos da imprensa em boletim das 8h
MAIS UM
Vírus com potencial pandêmico é detectado pela Fiocruz no Paraná
VÍTIMAS DE COVID-19
Mãe de médico morre horas após o filho e dois dias após o pai, vítimas da covid
VÍTIMA DE COVID-19
Covid tira de cena um dos últimos montadores do carro brasileiro
CD TRIBUTO AO PADRE ZEZINHO
No ano em Padre Zezinho faz 79 anos, Manoel Caires lança seu primeiro CD 'Tributo ao Padre Zezinho'
PAGAMENTO DO AUXILIO
Confira o calendário para saque em dinheiro do auxílio emergencial
AUXILIO EMERGENCIAL
Governo vai liberar mais 1,5 milhão de auxílios. Saiba como reclamar se o seu for negado
NÚMEROS DA ÚLTIMAS 24H
Os números da covid-19 no Brasil, atualizados diariamente
RECUPERAÇÃO
Dinho Ouro Preto revela sequelas após covid-19, ele já teve gripe suína e dengue
SOS SAUDE
Em 24 horas, nove pessoas morrem em casa pela covid-19 sem atendimento médico