Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Controladores teriam omitido "quase-colisão" em MG

28 Nov 2006 - 09h42
Uma "quase-colisão" entre duas aeronaves no último sábado, por volta das 10h, pôs em alerta os quase 30 controladores e supervisores de vôo de plantão no Cindacta-1, em Brasília. Perto de Poços de Caldas (MG), um avião TAM (vôo 3501), que ia do Recife para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, passou a 3,5 milhas do BRA (vôo 9904), que saiu de Guarulhos para Goiânia. A distância mínima entre aviões na horizontal é de 5 milhas e na vertical é de um mil pés ou 300 metros.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, as aeronaves voavam uma em direção a outra, e o controlador só percebeu quando disparou o alarme visual anticolisão.

Segundo um dos controladores presentes, o episódio não foi registrado em um relatório de incidentes (RI). A medida teria sido usada para proteger o controlador. Conforme a testemunha havia perto de 14 aviões na tela, o limite pelos padrões internacionais, o que pode ter deixado o controlador atarefado.

Porém, um dos pilotos ainda pode relatar o ocorrido e, nesse caso, seria verificado que o controlador e o supervisor omitiram o caso.

De acordo com o Estado, o Centro de Comunicação da Aeronáutica foi não tinha informações sobre o caso até as 19h25 de ontem. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que, quando um caso não é relatado, é porque os aviões não ultrapassaram o limite mínimo de distância.

O chefe do setor técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Álvaro Pinheiro, explicou que o alarme no Cindacta é acionado bem antes de o problema se tornar realmente grave.

 

 

Terra

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro