O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou até 31 de dezembro, a pedido do Ministério dos Transportes, a autorização para que os caminhões circulem no País com excesso de peso por eixo de até 7,5%. É a quarta vez em menos de dois anos que o órgão adia a volta da tolerância máxima de 5% de sobrecarga, que foi flexibilizada em 1999. O sobrepeso é considerado um dos principais responsáveis pela deterioração das estradas brasileiras. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A tolerância máxima de 5% era suficiente para comportar as margens de erro de pesagem e foi alterada na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, após a greve nacional dos caminhoneiros. A flexibilização da tolerância deveria ter acabado no começo de 2009, mas o Contran vem postergando a decisão a cada semestre. Segundo Neuto Gonçalves dos Reis, da associação de transporte de carga NTC & Logística, cada 1% de excesso de peso diminui em mais de 4% a vida de um pavimento. De acordo com esse cálculo, um asfalto que deveria durar dez anos sobrevive menos de quatro anos se todos os veículos rodarem com 7,5% de sobrecarga. Em nota, o Contran afirma que vai aguardar a conclusão de estudos do Inmetro para a pesagem de caminhões que transportam granéis sólidos e líquidos, cuja carga se movimenta com facilidade. Os testes, segundo o Contran, são importantes para comprovar a adequação das balanças.
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