Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Consumo nacional de energia subiu 6,5% em janeiro

25 Fev 2011 - 13h14Por

O consumo de energia elétrica no país subiu 6,5% em janeiro em relação a igual mês de 2010, acumulando expansão de 7,6% nos últimos 12 meses.

Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado ontem (24) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O maior consumo mensal foi observado no setor de comércio e serviços (+7%), confirmando números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou expansão da atividade comercial no ano passado da ordem de 10,9%.

Segundo a EPE, a atividade comercial do Distrito Federal e da Bahia apresentou incremento no consumo próximo de 11%.

Já o consumo industrial em janeiro (+6,6%) evidenciou a consolidação do processo de recuperação da produção do setor. A maior taxa ocorreu na Região Sudeste (+9,6%), destacando-se a alta de 26% no Rio de Janeiro.

O consumo residencial de eletricidade também teve ampliação significativa, de acordo com o boletim da EPE, atingindo +6,5% em janeiro, ante o mesmo mês de 2010.

A Bahia, que representa 30% do consumo de energia na Região Nordeste, é o grande destaque em janeiro, com aumento de 16,2% no consumo de eletricidade. Entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, o consumo das famílias teve elevação de 6,3%.

Elaborado pela Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, o estudo mostra que os estados do Espírito Santo, Piauí e Tocantins tiveram as maiores taxas de alta do consumo de energia elétrica na rede nacional em 2010, com aumento de 17,8%, 17,2% e 17%, respectivamente.

O consumo na rede subiu 7,8% no ano passado. São Paulo e Minas Gerais lideram, entretanto, a relação dos maiores consumidores de energia na rede.

Os consumidores são classificados em cativos e livres. Considerando o consumo cativo, as maiores taxas de crescimento ocorreram nos estados do Maranhão (+18,6%), Tocantins (+16,3%) e de Rondônia (+14,1%).

Em termos de gigawatt-hora (GWh) consumidos, o ranking é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entretanto, esses estados mostraram taxas de crescimento inferiores à média nacional de 4,8%.

O consumidor cativo é aquele que compra a energia da própria distribuidora. Entre eles, estãoos consumidores residenciais, comerciais e industriais, que têm contrato com uma distribuidora e pagam tarifa, cujo reajuste é feito anualmente.

No mercado livre, que abrange os grandes consumidores de energia elétrica que compram energia de qualquer geradora, o consumo no ano passado teve expansão de 17,3%.

As maiores taxas de crescimento do consumo livre foram registradas nos estados do Rio Grande do Norte (+1.478,9%), da Bahia (+130,2%) e de Pernambuco (+113,1%).

Os líderes em consumo de GWh no mercado livre continuam sendo São Paulo e Minas Gerais, de acordo com a EPE.(Agência Brasil)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA