Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Consumo diário de gás natural cai 26,79% de janeiro a novembro

23 Dez 2009 - 17h45Por Agência Brasil

O excesso de energia hídrica, em decorrência da situação hidrológica favorável, e a retração do consumo automotivo e industrial mantiveram o consumo de gás natural em queda em novembro. Segundo a Associação Brasileiras das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), no mês passado, o consumo ficou abaixo da média de novembro de 2008, com queda de 19,52%. Foram consumidos 37,8 milhões de metros cúbicos diários.

Na comparação com o mês de outubro, o consumo caiu 1,36%.De acordo com a Abegás, a queda foi puxada pelos setores industrial, elétrico e residencial. O gás natural é responsável por 10,3% da matriz energética do país.

A Abegás atribui o quadro de queda nas vendas e na expansão ao alto preço em um cenário que mostra a instabilidade do mercado e retração nos investimentos. “Diante do atual processo de transformação em que o mercado de gás natural se encontra, as indefinições de cunho político e regulatório ainda são grandes, contribuindo para a morosidade da expansão da indústria”, diz, em nota, a associação.

Dados da associação indicam que o setor de geração elétrica foi o que mais influenciou no resultado, já que as térmicas consumiram 82,83% a menos do que em 2008. Em contrapartida, o setor industrial – o que mais consome gás natural – ganhou um pouco de força, com 2,72% a mais do que no ano anterior. Os segmentos residencial, comercial e de cogeração apresentaram crescimento de, respectivamente, 2,71%, 8,60% e 20,42%.


O uso de gás natural em veículos automotores também continua em queda: 7,64%, na comparação entre novembro de 2008 e novembro de 2009.

De acordo com estudos da Abegás, há hoje uma disponibilidade não aproveitada da ordem de 27 milhões de metros cúbicos por dia, número que atesta que o setor passou da condição de competitividade para a de atratividade momentânea com a realização dos leilões.

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG