Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

Consumo diário de gás natural cai 26,79% de janeiro a novembro

23 Dez 2009 - 17h45Por Agência Brasil

O excesso de energia hídrica, em decorrência da situação hidrológica favorável, e a retração do consumo automotivo e industrial mantiveram o consumo de gás natural em queda em novembro. Segundo a Associação Brasileiras das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), no mês passado, o consumo ficou abaixo da média de novembro de 2008, com queda de 19,52%. Foram consumidos 37,8 milhões de metros cúbicos diários.

Na comparação com o mês de outubro, o consumo caiu 1,36%.De acordo com a Abegás, a queda foi puxada pelos setores industrial, elétrico e residencial. O gás natural é responsável por 10,3% da matriz energética do país.

A Abegás atribui o quadro de queda nas vendas e na expansão ao alto preço em um cenário que mostra a instabilidade do mercado e retração nos investimentos. “Diante do atual processo de transformação em que o mercado de gás natural se encontra, as indefinições de cunho político e regulatório ainda são grandes, contribuindo para a morosidade da expansão da indústria”, diz, em nota, a associação.

Dados da associação indicam que o setor de geração elétrica foi o que mais influenciou no resultado, já que as térmicas consumiram 82,83% a menos do que em 2008. Em contrapartida, o setor industrial – o que mais consome gás natural – ganhou um pouco de força, com 2,72% a mais do que no ano anterior. Os segmentos residencial, comercial e de cogeração apresentaram crescimento de, respectivamente, 2,71%, 8,60% e 20,42%.


O uso de gás natural em veículos automotores também continua em queda: 7,64%, na comparação entre novembro de 2008 e novembro de 2009.

De acordo com estudos da Abegás, há hoje uma disponibilidade não aproveitada da ordem de 27 milhões de metros cúbicos por dia, número que atesta que o setor passou da condição de competitividade para a de atratividade momentânea com a realização dos leilões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade