Menu
SADER_FULL
segunda, 15 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Consumo de energia em todo o país mantém trajetória de alta

27 Set 2010 - 16h24Por Agência Brasil
O consumo de energia elétrica no país em agosto cresceu 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, ficando em 35.006 gigawatts-hora (GWh). Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no acumulado de janeiro a agosto, o consumo aumentou 9,2% na comparação com o mesmo período de 2009.

Boletim divulgado hoje (27) pela empresa informa que esse resultado foi fortemente influenciado pelo consumo industrial, cujo desempenho, de 9,5% em agosto, na comparação com agosto de 2009, foi responsável por 4,2 pontos percentuais da taxa global.

De acordo com a EPE, em todo o ano, esta foi a primeira vez que o consumo industrial registrou taxa inferior a 10% de crescimento na comparação mensal, “o que pode ser explicado pelo fato de que em agosto de 2009 já se verificavam sinais de retomada do consumo industrial”.

De janeiro a agosto e nos 12 meses terminados também em agosto, o crescimento do consumo da indústria manteve-se elevado: 12,9% e 7,5%, respectivamente.

Nas residências, o consumo de energia cresceu em agosto 4,5% em relação ao mesmo mês de 2009 e 7,1% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. Segundo a EPE, o crescimento poderia ter sido maior não fosse o baixo resultado registrado na Região Sudeste devido ao tímido desempenho de 1,1% no Rio de Janeiro e da taxa negativa de –8,9% no Espírito Santo.

“No primeiro caso, houve influência da temperatura mais baixa e quase um dia a menos no faturamento da baixa tensão, ambos os dados em relação a agosto de 2009." No segundo caso, diz o boletim, houve deslocamento de faturamento para adequação de rotas de leitura.

Quanto ao consumo comercial, a Empresa de Pesquisa Energética informa que o setor vem tendo desempenho intenso em todo o país. Em agosto deste ano, o crescimento foi de 6,1% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano, a expansão foi de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2009.

Para a EPE, o resultado desse setor pode ser avaliado como “uma consequência natural das condições favoráveis de crédito e massa salarial, que alavancam as atividades de comércio e de serviços”.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas