Menu
SADER_FULL
sábado, 6 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Consumo de energia elétrica sobe 4,8% em janeiro, aponta o ONS

3 Fev 2011 - 10h45Por Folha Online

O consumo de energia elétrica aumentou 4,8% em janeiro, na comparação com igual período em 2010, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados nesta quinta-feira. Em relação a dezembro, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou acréscimo de 0,9%.

No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se alta de 7,8% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, apesar das férias coletivas em alguns setores, a indústria segue em alta, puxando a expansão do consumo na retomada pós-crise.

A ocorrência de muitas chuvas e a temperatura um pouco abaixo do que havia sido constatado em janeiro de 2010 ajudaram a conter o crescimento do consumo.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica observada no sistema em janeiro totalizou 58.376 (megawatts) médios.

O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 35.965 MW médios da carga total, variação positiva de 4,8% na comparação com janeiro do ano passado. Em relação a dezembro, houve variação positiva de 0,1%. Nos últimos 12 meses, verificou-se avanço de 8,1%.

No Sul, o consumo de energia elétrica em janeiro cresceu 9,7% em relação a igual período em 2010. Na comparação com dezembro, foi constatada alta de 6,7%. Nos últimos 12 meses, houve incremento de 6,6% no consumo de energia na região.

No Nordeste, os valores preliminares de carga em janeiro indicam variação positiva de 0,5% em relação a igual período em 2010. Na comparação com dezembro, houve retração de 1,8%. Esse recuo foi influenciado pelo encerramento das atividades da fábrica de alumínio da Novelis, que funcionava na Bahia. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 7,8% em relação a igual período anterior.

Na região Norte, a carga de janeiro foi 2,2% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Em relação a dezembro, os dados do ONS apontam um recuo de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, foi constatada variação positiva de 7%, na comparação com período imediatamente anterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento