Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Consumo de energia elétrica sobe 4,8% em janeiro, aponta o ONS

3 Fev 2011 - 10h45Por Folha Online

O consumo de energia elétrica aumentou 4,8% em janeiro, na comparação com igual período em 2010, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados nesta quinta-feira. Em relação a dezembro, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou acréscimo de 0,9%.

No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se alta de 7,8% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, apesar das férias coletivas em alguns setores, a indústria segue em alta, puxando a expansão do consumo na retomada pós-crise.

A ocorrência de muitas chuvas e a temperatura um pouco abaixo do que havia sido constatado em janeiro de 2010 ajudaram a conter o crescimento do consumo.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica observada no sistema em janeiro totalizou 58.376 (megawatts) médios.

O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 35.965 MW médios da carga total, variação positiva de 4,8% na comparação com janeiro do ano passado. Em relação a dezembro, houve variação positiva de 0,1%. Nos últimos 12 meses, verificou-se avanço de 8,1%.

No Sul, o consumo de energia elétrica em janeiro cresceu 9,7% em relação a igual período em 2010. Na comparação com dezembro, foi constatada alta de 6,7%. Nos últimos 12 meses, houve incremento de 6,6% no consumo de energia na região.

No Nordeste, os valores preliminares de carga em janeiro indicam variação positiva de 0,5% em relação a igual período em 2010. Na comparação com dezembro, houve retração de 1,8%. Esse recuo foi influenciado pelo encerramento das atividades da fábrica de alumínio da Novelis, que funcionava na Bahia. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 7,8% em relação a igual período anterior.

Na região Norte, a carga de janeiro foi 2,2% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Em relação a dezembro, os dados do ONS apontam um recuo de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, foi constatada variação positiva de 7%, na comparação com período imediatamente anterior.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL