Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de junho de 2021
Busca
Brasil

Consumo de energia elétrica no país cai 1,1% em 2009

25 Jan 2010 - 13h56Por Folha Online

Impactado pela crise internacional, o consumo energia elétrica no Brasil terminou 2009 em queda de 1,1%, ante o ano anterior, totalizando 388.204 GWh (gigawatts-hora), segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgados nesta segunda-feira.

A queda foi pequena, porém, já que a demanda interna se manteve aquecida, levando o consumo das classes residencial e comercial à expansão em 2009. Apenas o segmento industrial registrou redução no período.

O consumo das residências brasileiras terminou o ano com aumento de 6,2% em relação a 2008, puxado pelo aumento do número de consumidores e também do gasto médio. Durante 2009, foram incorporadas à rede elétrica 1,807 milhão de unidades consumidoras.

Na indústria, o consumo caiu 8% no ano passado, totalizando 165.632 GWh e voltando aos níveis registrados em 2006 e 2007. No relatório, a EPE observa que, apesar da queda, o indicador foi se recuperando ao longo do ano. A retração mais acentuada ocorreu no Sudeste (9,8%), onde se concentra a maior parte das indústrias do país.

Já o consumo comercial registrou expansão de 6,1% no período, puxado pelo "contínuo processo de abertura de pontos comerciais", afirma a EPE.

Dezembro

Em dezembro, o consumo nacional de energia elétrica apresentou um forte crescimento, de 8,4%, sobre igual período de 2008. O montante demandado no país no último mês do ano passado totalizou 34,5 mil GWh.

O consumo residencial e comercial foram destaque, registrando taxas respectivas de 11,7% e 13,4% ante o mesmo mês do ano retrasado. A região Sudeste foi a maior responsável por tais resultados, contribuindo com 6,9 e 8,8 pontos percentuais nas duas taxas globais.

A temperatura se constituiu no principal fator de estímulo ao consumo de energia elétrica nestes casos, pois, comparativamente a 2008, os valores registrados nos dois últimos meses de 2009 (o ciclo de faturamento inclui dias de novembro e dezembro) foram mais elevados nos quatro estados da região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América