Menu
SADER_FULL
quarta, 30 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
CRESCIMENTO NO CONSUMO

Consumo de energia cresce 7% e previsão para o ano é revisada

28 Out 2010 - 05h39Por Folha.com
O consumo total de energia elétrica no país atingiu 35.466 GWh (gigawatts-hora) em setembro, alta de 7,1% na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No acumulado do ano, houve crescimento de 9% ante os nove primeiros meses de 2009.

A EPE também revisou a previsão de consumo de energia elétrica no país em 2010. A nova estimativa é que o consumo em 2010 se situe em torno de 420 mil GWh, o que significa um crescimento de 8,1% sobre 2009 (a previsão anterior indicava expansão de 7,7%).

"O comportamento do mercado de energia elétrica nesses três primeiros trimestres do ano, a previsão de crescimento econômico em 2010, entre 7% e 7,5%, e a expectativa de sustentação da produção industrial são elementos que permitem atualizar a previsão do consumo de eletricidade na rede neste ano", informa em relatório.

SEGMENTOS

Segundo a EPE, o consumo das classes residencial e comercial manteve patamar elevado de crescimento, e o da industrial segue firme em sua trajetória de recuperação.

Na indústria, foram consumidos 15.786 GWh no mês passado, o terceiro maior valor mensal do ano, com elevação de 8% frente o mesmo mês de 2009. "O nível do consumo já recuperou, e até mesmo ultrapassou, o patamar pré-crise, quando o consumo mensal girava em torno de 15.500 GWh", destaca a EPE em relatório. No acumulado do ano, a alta foi de 12,3%.

Já no segmento residencial, o consumo em setembro ficou em 8.904 GWh, indicando acréscimo de 5,8% frente ao mesmo mês de 2009. "O aumento do consumo de energia pelas famílias pode ser atribuído à taxa de desemprego relativamente baixa (de 7,2%, em média, em 2010) -1 a 1,3 ponto percentual inferior à média dos últimos dois anos- e ao aumento da massa salarial, que em setembro, segundo o IBGE, esteve 12,7% maior do que em setembro de 2008", informa no comunicado. A expansão do crédito é apontada como outro fator de crescimento.

Assim como o verificado nos últimos meses, os destaques da classe residencial são as regiões Norte e Nordeste, que cresceram 11,3% e 7,9% frente a igual mês do ano anterior, respectivamente. Segundo a empresa, o crescimento "pode ser associado à existência de demanda reprimida nessas regiões".

Por último, o setor comercial atingiu 5.643 GWh, expandindo-se 6,4% relativamente ao mesmo mês de 2009. "O aumento da renda e a oferta de crédito têm proporcionado crescimento das atividades no setor, o que se reflete no consumo", informa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

funcionário da Celpe, José Reginaldo de Santana júnior, 31 anos CRIME HEDIONDO
Funcionário de empresa é executado após realizar corte de energia
imagem Google ABERTURA FRONTEIRA
Pedro Juan Caballero vive expectativa da abertura da fronteira
BRASIL - 142.921 MORTES
Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h
AGORA É LEI
AGORA É LEI: Prisão de até 05 anos para maus-tratos contra cães ou gatos
PANDEMIA
Covid-19: Brasil tem 142 mil óbitos e 4,74 milhões de casos acumulados
+ CONSUMO
Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas
Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras