Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Consumo de energia cresce 12% em fevereiro no país

1 Mar 2010 - 16h33Por Folha Online

O consumo de energia elétrica aumentou 11,8% em fevereiro, na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados nesta segunda-feira.

Em relação a janeiro, a carga que circulou pelo sistema nacional foi 4,9% superior, em um mês marcado por quatro recordes de demanda por energia.

No acumulado dos últimos 12 meses, há alta de 2,8%% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, o crescimento da carga foi bastante expressivo, acima da média histórica.

Isso se deveu à fraca base de comparação, já que, em fevereiro do ano passado, os reflexos da crise econômica eram evidentes no consumo de energia, especialmente o industrial. Aliado a isso, as altas temperaturas observadas no mês passado, acrescenta o ONS.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em setembro totalizou 58.436 MW (megawatts) médios.

O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 36.064 MW médios da carga total, variação positiva de 12,4% na comparação com fevereiro do ano passado. Em relação a janeiro, houve alta de 5,2%. Nos últimos 12 meses, verificou-se avanço de 2,7%.

No Sul, o consumo de energia elétrica em outubro cresceu 11,7% em relação a igual período em 2009. Perante a janeiro, foi constatada alta de 7,8%. Nos últimos 12 meses, houve incremento de 3,6% no consumo de energia na região.

No Nordeste, os valores preliminares de carga em fevereiro indicam variação positiva de 11% em relação a igual período em 2009. Na comparação com janeiro, houve acréscimo de 2,3%. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 3,4% em relação a igual período anterior.

Na região Norte, a carga de outubro foi 7,8% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Em relação a janeiro, os dados do ONS apontam para um avanço de 1,3%.

No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se estabilidade na comparação com período imediatamente anterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta