Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Consumo de energia cresce 12% em fevereiro no país

1 Mar 2010 - 16h33Por Folha Online

O consumo de energia elétrica aumentou 11,8% em fevereiro, na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados nesta segunda-feira.

Em relação a janeiro, a carga que circulou pelo sistema nacional foi 4,9% superior, em um mês marcado por quatro recordes de demanda por energia.

No acumulado dos últimos 12 meses, há alta de 2,8%% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, o crescimento da carga foi bastante expressivo, acima da média histórica.

Isso se deveu à fraca base de comparação, já que, em fevereiro do ano passado, os reflexos da crise econômica eram evidentes no consumo de energia, especialmente o industrial. Aliado a isso, as altas temperaturas observadas no mês passado, acrescenta o ONS.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em setembro totalizou 58.436 MW (megawatts) médios.

O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 36.064 MW médios da carga total, variação positiva de 12,4% na comparação com fevereiro do ano passado. Em relação a janeiro, houve alta de 5,2%. Nos últimos 12 meses, verificou-se avanço de 2,7%.

No Sul, o consumo de energia elétrica em outubro cresceu 11,7% em relação a igual período em 2009. Perante a janeiro, foi constatada alta de 7,8%. Nos últimos 12 meses, houve incremento de 3,6% no consumo de energia na região.

No Nordeste, os valores preliminares de carga em fevereiro indicam variação positiva de 11% em relação a igual período em 2009. Na comparação com janeiro, houve acréscimo de 2,3%. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 3,4% em relação a igual período anterior.

Na região Norte, a carga de outubro foi 7,8% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Em relação a janeiro, os dados do ONS apontam para um avanço de 1,3%.

No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se estabilidade na comparação com período imediatamente anterior.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio