Adolescentes que consomem álcool passam mais tempo a frente do computador acessando redes sociais, baixando ou ouvindo música, em comparação com jovens que não bebem, segundo uma pesquisa publicada na versão online do Journal Addictive Behaviors.
O estudo da pesquisadora Jennifer Epstein, especialista em saúde pública da Weill Cornel Medical College analisou 264 adolescentes norte-americanos, entre 13 e 17 anos.
Os resultados mostraram que os adolescentes que relataram beber no último mês usaram o computador por mais horas por semana, excluindo o tempo gasto com trabalho escolar, do que aquelas que não beberam.
O ato de beber mostrou relação com acesso à rede sociais e baixar e ouvir músicas. No entanto, não foi encontrada relação entre o uso de bebida e videogames ou de compras online.
Para a pesquisadora, a própria publicidade de bebidas alcoólicas presentes na internet pode ter relação com o ato de beber.
- Embora os fatores específicos que ligam beber na adolescência e uso do computador ainda não estejam definidos, parece provável que os adolescentes estão experimentando álcool e atividades na internet. A exposição à publicidade de álcool em redes sociais pode reforçar o ato de beber entre os adolescentes.
Geralmente, os adolescentes experimentam álcool pela primeira vez entre os 12 e 13 anos. Mas há outros fatores que permitem que essa experimentação aconteça até mais cedo, aponta a pesquisadora. Eles vão desde a falta de supervisão dos pais, falta de comunicação familiar, disciplina muito severa ou mesmo um histórico de abuso de álcool e drogas dentro de casa.
Diante disso, Jennifer Epstein afirma que o papel dos pais pode ser decisivo para evitar comportamentos extremos dos filhos.
- Os pais devem também reforçar suas regras sobre o uso de álcool e do computador.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'

Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço

Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo

Empresário é executado com três tiros dentro de carro
