Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Constatados focos de ferrugem da soja na fronteira

3 Dez 2005 - 10h33
 

A Fundação MS constatou dois focos de ferrugem da soja nos municípios de Aral Moreira e Antônio João, depois de confirmados focos em Dourados e Chapadão do Sul. O diretor-executivo da Fundação MS, Edson Pereira Borges, faz um alerta: o produtor que tiver alguma suspeita precisa encaminhar amostras para os laboratórios credenciados, onde as análises são feitas mediante a doação de 5 quilos de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições filantrópicas.

Outra medida importante a ser adotada é o monitoramento mais freqüente das lavouras, passando de um intervalo de 7 em 7 dias para no máximo de 5 em 5 dias. As variedades que apresentaram a ferrugem são a V-Max, no caso de Aral Moreira no estágio final de florescimento. São cultivares precoces, que foram plantadas adiantadas e cujo crescimento foi favorecido pelas chuvas abundantes.

O problema é que estas chuvas também favorecem a proliferação do fungo causador da ferrugem asiática, que se reproduz por meio de esporos. Assim os casos apareceram mais cedo este ano. Enquanto na região de Maracaju as primeiras confirmações ocorreram nesta sexta-feira, 2 de dezembro, no ano passado somente em 14 de dezembro foram confirmados os primeiros focos.

A doença é uma das mais graves da cultura, embora possa ser controlada. Quando em estágio avançado provoca lesões e desfolha no fruto, provocando a queda da soja, porque entra em maturação mais cedo. Assim a produtividade tem uma drástica redução.

A constatação dos dois novos focos de ferrugem resultou de treinamento de técnicos pela Fundação MS, que coletaram amostras em lavouras comerciais de Eldorado, Amambaí, Antônio João e Aral Moreira.  A orientação é que os produtores procurem os laboratórios credenciados como a Fundação MS, laboratório de São Gabriel do Oeste, em Dourados a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Sindicato Rural, além da Embrapa e em Naviraí a Coopasul.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro