Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conselho Estadual divulga balanço das atividades de 2009

4 Fev 2010 - 14h16Por Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

 
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou o balanço das atividades exercidas no ano de 2.009 pelo Conselho Penitenciário Estadual.

O conselho é responsável pela prestação de respostas às demandas dos encarcerados assim como pela fiscalização das metas da política criminal pelo conselho competente. 
        
O Conselho Penitenciário Estadual além da apreciação de processos vindos de todas as Comarcas de Mato Grosso do Sul sobre livramento condicional, indulto (perdão da pena) e comutação de pena (redução de pena), ainda realiza inspeções nos estabelecimentos penais da Capital e do interior, atende consultas de advogados, defensores e familiares de internos tendo como finalidade a ressocialização à medida que orienta, fiscaliza e estimula o egresso a obedecer os comandos normativos através das orientações feitas durante audiências admonitórias.

De acordo com as atividades do conselho, no período de 1º de janeiro à 1º de dezembro do ano passado foram realizadas 677 audiências admonitórias, 48 reuniões ordinárias e 06 extraordinárias. Foram distribuídos também 752 processos.

Nas reuniões, além da análise de pareceres dos conselheiros, foram são discutidos temas como sistema penitenciário em geral, enfoque jurídico dos decretos anuais de concessão de indulto e comutação de pena, entre outros.

Com base no Decreto 6.706 de 22 de dezembro de 2.008 que concede indulto e comutação de penas, em Mato Grosso do Sul no ano passado 266 egressos do sexo masculino foram beneficiados com o indulto de pena e 19 do sexo feminino.

De acordo com os motivos da condenação, em relação aos crimes contra a pessoa foram beneficiados com o perdão de pena 28 homens e três mulheres (homicídio); 32 homens e 1 mulher (lesão corporal); sobre crimes contra a patrimônio tiveram perdão de pena 31 homens e 7 mulheres (furto); 120 homens e 5 mulheres (roubo); 8 homens e uma mulher (extorsão) e 14 homens (estelionato).

Em relação aos crimes contra os costumes oito homens foram beneficiados; crimes contra a paz pública, cinco homens e uma mulher; crimes contra a administração pública foram beneficiados nove homens e duas mulheres.

O decreto também beneficiou ano passado com a Comutação (redução de pena), 342 homens e 24 mulheres.

Em relação aos crimes contra a pessoa foram 23 do sexo masculino e dois do sexo feminino (homicídio) e 18 homens e oito mulheres (lesões corporais).

Sobre crimes contra o patrimônio foram beneficiados 68 homens e quatro mulheres (furto); 180 homens e nove mulheres (roubo); três homens (extorsão) e outros 24 homens (estelionato).

Crimes contra os costumes tiveram redução de pena 14 homens; crimes contra a paz beneficiados, nove homens; crimes conta a fé pública, cinco homens e uma mulher.

Em relação aos crimes contra a administração pública foram beneficiados 12 homens e uma mulher.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados