Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conselho de Segurança da ONU se reúne em Nova York para discutir ataque no Afeganistão

2 Abr 2011 - 09h24Por Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou hoje (1º) que membros do Conselho de Segurança discutiram nesta tarde o ataque ao Centro de Operações da Missão de Assistência da entidade no Afeganistão, no qual morreram pelo menos três pessoas de seu staff. A reunião ocorreu na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Em visita oficial a Nairóbi, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou veementemente o ataque, no qual manifestantes entraram na representação oficial da ONU e mataram várias pessoas, inclusive afegãos.

Segundo a BBC Brasil, manifestantes protestavam contra a queima do livro sagrado do Islã, o Alcorão, quando outros manifestantes se aproveitaram da oportunidade para invadir o centro de operações. O livro foi queimado, no dia 20 de março, por um pastor de uma igreja da Filadelfia, nos Estados Unidos. A agência de notícias britânica informa que tem informações de que oito funcionários da ONU morreram no ataque.

De acordo com Dan MacNorton, porta-voz da missão no Afeganistão, o ataque ocorreu na cidade de Mazar-i-Sharif. Ele confirmou que, além dos três funcionários da ONU, morreram quatro soldados nepaleses que trabalhavam no centro de operações como guardas e um número ainda desconhecido de afegãos. Há vários feridos.

“Esse foi um ultrajante e covarde ataque contra o staff da ONU, que não pode ser justificado sob nenhuma circunstância e eu o condeno o mais fortemente que posso”, disse Ban Ki-moon, em Nairóbi.

O secretário-geral também disse que aqueles que foram mortos “eram dedicados à causa da paz no Afeganistão e por uma vida melhor para os afegãos". "Esse bravos homens e mulheres estavam trabalhando dentro da melhor tradição das Nações Unidas e deram suas vidas ao serviço humanitário”, completou Ki-moon. Ele ofereceu suas condolências às famílias e aos amigos daqueles que morreram no ataque.

McNorton disse que o ataque não vai deter o trabalho da missão das Nações Unidas no Afeganistão. “Nós permanecemos comprometidos com o apoio ao povo afegão para garantir que eles tenham uma vida melhor. Nós continuamos comprometidos com a causa da paz”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados