O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota apontando o "crônico subfinanciamento" e a "necessidade de modernização de instrumentos de gestão" da saúde pública no país como principais razões dos problemas apontados pela pesquisa do Ipea sobre o Sistema Único de Saúde divulgada ontem. A pesquisa mostrou que, segundo opinião dos próprios usuários do SUS, os principais problemas são a falta de médicos e a demora entre o agendamento e a realização de consultas e exames. A entidade voltou a fazer referência à emenda constitucional número 29, que, se aprovada, deve estabelecer limites mínimos de investimento em saúde.
“Falta acesso à saúde no Brasil porque faltam médicos”, disse a VEJA o cirurgião Mauro Luiz de Britto, conselheiro do CFM pelo Mato Grosso do Sul. Na verdade, explica Mauro, há um número suficiente de médicos para atender a população, mas existe um desequilíbrio gigante entre as regiões do país. “Enquanto 50% estão concentrados na região Sudeste, somente 10% estão nas regiões Norte e Centro-Oeste.”
Carreira — O CFM ressaltou a criação de uma carreira para os médicos no SUS, como já ocorre com juízes e promotores. A proposta, atualmente em debate pelo Ministério da Saúde, prevê a contratação de médicos por concurso público e dedicação exclusiva.
Segundo Britto, só assim seria possível reverter as desigualdades regionais e também as que são vistas dentro das grandes cidades, onde poucos médicos atendem a periferia. “Além da carreira, é preciso infraestrutura. Não adianta colocar um médico com estetoscópio em um posto de saúde. É preciso condições mínimas para trabalhar. Este é o grande entrave.”
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025

Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
