Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Conselho de Juventude de Dourados luta por Secretaria

18 Jan 2011 - 14h06

Jovens que participam do Conselho Municipal de Juventude de Dourados estão “em luta” para criar a Secretaria Municipal da Juventude - SEMJE. Projeto de Lei Complementar nº 35/PGM da Prefeitura, que pede a criação da Secretaria, foi encaminhado à Câmara para votação. Falta agora os vereadores colocarem na pauta e decidirem ou não pela criação.

A Secretaria da Juventude é uma proposta da prefeita Délia Razuk. No final do ano passado ela fez convocação extraordinária, mas até agora os vereadores não se propuseram a discutir o assunto. Délia também quer criar a Secretaria da Cultura, desmembrando-a da Funced (Fundação Cultural e de Esportes).

O presidente da Câmara Dirceu Longhi (PT) disse ao douradosagora que como se trata de uma discussão de grande envergadura é necessário a presença de todos os parlamentares para discutir o assunto. Enquanto não é agendado a sessão, integrantes do Conselho Municipal de Juventude mantém contato com vários setores da sociedade para debater a importância da secretaria para Dourados. O presidente do Conselho, Gleiber Nascimento, teme que o projeto não seja aprovado.

Um dos motivos, segundo ele, estaria relacionado ao custo que a nova secretaria traria para o município. Acontece que o orçamento 2011 de cada pasta existente na Prefeitura já está aprovado e caso fossem criadas as duas secretarias, estas ficariam sem verba para trabalhar neste ano. “Poderia fazer parceria com a iniciativa privada, com o governo federal”, assinala Gleiber Nascimento, ressaltando, ainda, que o Executivo pode alterar o orçamento. “É possível também transferir uma certa porcentagem de cada pasta para a Juventude”.

A secretaria atualmente responsável em debater assuntos e criar programas para jovens é a Assistência Social. Como a demanda de serviço na área da assistência é grande, a juventude acaba tendo pouca representatividade. “O último Censo mostra que somos 25% (cerca de 50 mil jovens) da população de Dourados. Está na hora de termos representativida-de”, pontua Gleiber, assinalando que, no Estado, somente cinco municípios dispõem da Secretaria da Juventude.

Presidente do Conselho desde setembro do ano passado, Gleiber tem agora uma importante missão para desenvolver políticas públicas voltada ao jovem. Ele está realizando o planejamento da etapa municipal da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril. "Entendo que um evento dessa importância deve abranger todos os segmentos da sociedade douradense, agora é o momento de todos contribuírem para uma juventude mais consciente e participativa, desde pais, associações de moradores, empresários, educadores e governo, por isso uma grande articulações está sendo feita chamando a responsabilidade de todos. Me preocupo com a realização da etapa municipal pelas cidades do estado, mas para contribuir preciso de estrutura", ressalta Gleiber. O objetivo da conferência é promover o direito à participação, fortalecer a articulação da juventude e indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao jovem.

O Conselho Municipal da Juventude de Dourados conta com 22 membros voluntários - 11 titulares e 11 suplentes. Interessados em participar das reuniões e atividades podem entrar pelo cmjdourados@hotmail.com ou telefone 3411-7612.
 
Contamos com o apoio de toda a imprensa, esse luta é nossa! Muitos reclamam da juventude, por isso boas iniciativas devem ser reconhecidas.

O CMJ solicita espaço para conscientizar sobre tal projeto.
Acompanhe nosso blog. Grande abraço a
tod@s!

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL