Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Conselho de Juventude de Dourados luta por Secretaria

18 Jan 2011 - 14h06

Jovens que participam do Conselho Municipal de Juventude de Dourados estão “em luta” para criar a Secretaria Municipal da Juventude - SEMJE. Projeto de Lei Complementar nº 35/PGM da Prefeitura, que pede a criação da Secretaria, foi encaminhado à Câmara para votação. Falta agora os vereadores colocarem na pauta e decidirem ou não pela criação.

A Secretaria da Juventude é uma proposta da prefeita Délia Razuk. No final do ano passado ela fez convocação extraordinária, mas até agora os vereadores não se propuseram a discutir o assunto. Délia também quer criar a Secretaria da Cultura, desmembrando-a da Funced (Fundação Cultural e de Esportes).

O presidente da Câmara Dirceu Longhi (PT) disse ao douradosagora que como se trata de uma discussão de grande envergadura é necessário a presença de todos os parlamentares para discutir o assunto. Enquanto não é agendado a sessão, integrantes do Conselho Municipal de Juventude mantém contato com vários setores da sociedade para debater a importância da secretaria para Dourados. O presidente do Conselho, Gleiber Nascimento, teme que o projeto não seja aprovado.

Um dos motivos, segundo ele, estaria relacionado ao custo que a nova secretaria traria para o município. Acontece que o orçamento 2011 de cada pasta existente na Prefeitura já está aprovado e caso fossem criadas as duas secretarias, estas ficariam sem verba para trabalhar neste ano. “Poderia fazer parceria com a iniciativa privada, com o governo federal”, assinala Gleiber Nascimento, ressaltando, ainda, que o Executivo pode alterar o orçamento. “É possível também transferir uma certa porcentagem de cada pasta para a Juventude”.

A secretaria atualmente responsável em debater assuntos e criar programas para jovens é a Assistência Social. Como a demanda de serviço na área da assistência é grande, a juventude acaba tendo pouca representatividade. “O último Censo mostra que somos 25% (cerca de 50 mil jovens) da população de Dourados. Está na hora de termos representativida-de”, pontua Gleiber, assinalando que, no Estado, somente cinco municípios dispõem da Secretaria da Juventude.

Presidente do Conselho desde setembro do ano passado, Gleiber tem agora uma importante missão para desenvolver políticas públicas voltada ao jovem. Ele está realizando o planejamento da etapa municipal da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril. "Entendo que um evento dessa importância deve abranger todos os segmentos da sociedade douradense, agora é o momento de todos contribuírem para uma juventude mais consciente e participativa, desde pais, associações de moradores, empresários, educadores e governo, por isso uma grande articulações está sendo feita chamando a responsabilidade de todos. Me preocupo com a realização da etapa municipal pelas cidades do estado, mas para contribuir preciso de estrutura", ressalta Gleiber. O objetivo da conferência é promover o direito à participação, fortalecer a articulação da juventude e indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao jovem.

O Conselho Municipal da Juventude de Dourados conta com 22 membros voluntários - 11 titulares e 11 suplentes. Interessados em participar das reuniões e atividades podem entrar pelo cmjdourados@hotmail.com ou telefone 3411-7612.
 
Contamos com o apoio de toda a imprensa, esse luta é nossa! Muitos reclamam da juventude, por isso boas iniciativas devem ser reconhecidas.

O CMJ solicita espaço para conscientizar sobre tal projeto.
Acompanhe nosso blog. Grande abraço a
tod@s!

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados