Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Conselheiros aprovam estrutura organizacional para o TCE/MS

21 Mai 2010 - 13h42Por TCE / MS

Em sessão do pleno, realizada na última quarta-feira (19/05), os conselheiros aprovaram por unanimidade o projeto de Resolução Administrativa que cria a nova Estrutura Organizacional do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). A nova estrutura é fruto de um ano e meio de trabalho, debate e pesquisa, iniciado em outubro de 2008, quando o conselheiro-presidente, Cícero Antonio de Souza, lançou o Projeto de Modernização e Gestão do TCE/MS, com consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A íntegra da Resolução Administrativa nº 102/2010 pode ser conferida na edição desta sexta-feira (21/05) do Diário Oficial Eletrônico do TCE/MS.

De acordo com Cícero de Souza, o desenvolvimento e a expansão das atividades do TCE/MS pressupõem a modernização de sua Estrutura Organizacional, de modo a cumprir com adequação aos princípios da eficiência e da autonomia. Segundo ele, “o novo modelo organizacional adota como premissa o conceito de processos de trabalho, que agrupa atividades afins e elimina duplicidade de tarefas”.

A resolução administrativa apresentada pelo presidente esclarece que “os benefícios decorrentes da sistematização de práticas e da produção do conhecimento, que colocam o TCE/MS em posição de vanguarda quanto à observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. A nova estrutura padroniza a nomenclatura das unidades organizacionais, estabelece níveis hierárquicos claros e define critérios para a designação de cargos comissionados e funções de confiança.

Entre as principais novidades está a criação Diretoria Geral de Gestão de Modernização, órgão que responde hierarquicamente ao Presidente, e ao qual compete coordenar a gestão e modernização da instituição; as ações de Planejamento Estratégico; a normalização dos procedimentos e entendimentos que envolvem o controle externo; a gestão do conhecimento da instituição; o atendimento ao jurisdicionado e as atividades de Tecnologia da Informação.

A Diretoria conta em sua estrutura com uma Assessoria de Planejamento Estratégico que irá prover a elaboração e a revisão do Plano Estratégico Institucional, assim como orientar e coordenar a elaboração do conjunto de relatórios de acompanhamento da gestão das diversas unidades organizacionais e consolidar os indicadores de desempenho de gestão. Com isso o TCE/MS passa a atuar com base em um planejamento de curto, médio e longo prazo, tendo ainda ferramentas para medir o desempenho da gestão, fato inédito na história da Corte de Contas.

Outro avanço em termos de modernidade da nova estrutura está a criação da Divisão de Atendimento ao Jurisdicionado, subordinada também à Diretoria Geral de Gestão de Modernização. Caberá a esta Divisão propor ações de caráter preventivo e orientador junto aos jurisdicionados; receber, encaminhar e gerenciar as demandas sobre dúvidas em relação às normas expedidas pelo Tribunal. De acordo com Cícero de Souza a atuação preventiva e educadora terá mais espaço na nova estrutura, deixando para trás a imagem de órgão apenas punitivo que o Tribunal tinha até recentemente.

Outra inovação é a criação das Assessorias Técnicas de Controle Externo e Interno, ligadas diretamente à Presidência. A Assessoria Técnica de Controle Interno irá realizar o acompanhamento, levantamento, inspeção e auditoria nos sistemas administrativo, contábil, financeiro, patrimonial e operacional nas unidades organizacionais administrativas do próprio Tribunal de Contas e, ainda, orientar os gestores do Tribunal no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho