Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Congresso discute Odontologia como Questão de Cidadania

6 Out 2009 - 05h14Por Fátima News

"Odontologia para todos: uma questão de cidadania" é o tema central do 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que será realizado pela Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) entre os dias 29 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. 
 
"Nada como um belo sorriso para superar a exclusão social e, neste contexto, a saúde odontológica, o tema do congresso, resume de forma clara e objetiva a nossa realização como profissional de saúde", afirma a presidente da ABO/MS e vice-presidente da ABO Nacional pela região Centro-Oeste, Viviam Elias. Segundo ela, o evento representa a soma de esforços e de parcerias para garantir a troca de experiências, conhecimentos e capacitação sintonizada com as novas tecnologias.
 
Seminários, fóruns de discussão e conferências integram a programação durante os três dias do evento. As atividades começam na quinta-feira (29). Das 8h30 às 12h30, os participantes inscritos poderão fazer o curso Lesões Cervicais não Cariosas e Hipesensibilidade Dentinária, ministrado por José Carlos Pereira, professor titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários, Faculdade de Odontologia de Bauru e pós-doutorado em Biologia Pulpar na Universidade da Flórida (Estados Unidos). Pereira também é presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD) e membro da Academy of Dental Materials (ADM) e da International Association for Dental Research (IADR). 
 
Das 8h às 10h, Paulo Martins abordará o tema Periodontia Contemporânea. Das 9h às 12h, Antônio Inácio Ribeiro falará sobre Como Não Perder e Ganhar Clientes.
 
De mãe para filho
 
Cariologia Clínica - Abordando o Diagnóstico e Tratamento será assunto do curso ministrado por Sônia Groisman, das 10h30 às 12h30. A palestrante, doutora em Odontologia Preventiva e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza estudos na mesma linha do pesquisador Hans de Soet. Ela falará sobre a origem materna da transmissão da cárie, evidenciando a importância dos cuidados, desde a gestação, para uma boa saúde oral.
 
Belo e saudável sorriso
 
Rodrigo Borges Fonseca ministrará, das 13h às 16h, o curso Limites entre Estética e Oclusão: onde podemos trabalhar com segurança? Das 14h às 18h, Rafael Mondelli abordará o Restabelecimento Estético do Sorriso com Restaurações Diretas.
 
Das 16h30 às 19h30, Jesus Djalma Pécora abordará o tema Atualidades e Avanços da Endodontia. O palestrante é doutor em Reabilitação Oral e professor titular da Universidade de São Paulo (USP). A Odontopediatria será tema do curso ministrado por Luis R. Figueiredo Walter, das 14h às 16h. Já as Restaurações Diretas ou Indiretas: quando indicar? serão discutidas na capacitação conduzida por Fernando Tavares, das 16h30 às 18h30.  A Excelência em Estética ao Alcance do Clínico abordada por João Carlos Gomes, das 14h às 18h.
 
Eventos simultâneos
 
Paralelamente ao congresso serão realizados a 17ª Jornada Odontológica da ABO/MS; o 5º Congesso Sul-Mato-grossense de Odongologia; a 28ª Jornada Acadêmica Odontológica (FAODO/UFMS); o 6º Encontro de Profissionais Auxiliares de Saúde Bucal, o 1º Encontro de Cirurgiões Dentistas das Forças Armadas.
 
Das 8h30 às 12h30 a Saúde Bucal Indígena: apresentações exitosas estará em discussão. Simultaneamente, será realizado o 13º Encontro dos Trabalhadores em Saúde Bucal: práticas integrativas e complementares de saúde bucal.
 
Das 8h30 às 12h, no auditório da ABO/MS, serão apresentadas as monografias do curso de especialização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Na programação da tarde, das 14h às 18h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, serão realizados o Fórum Clínico e Científico e o 13º Encontro dos Trabalhadores em Saúde Bucal: a estomatologia e sua interrelação com o tratamento cirúrgico e reabilitador de transtornos do complexo buco-maxilo-facial, ministrado pelo professor doutor Eduardo Sanches Gonçalves.
 
Serviço

O 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal de Odontologia, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade de Odontologia de MS (SOMS). Outras informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: www.cioms2009.com ou pelo telefone 67 3383-3842.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS